Os paulistanos vão perder uma importante área verde, de lazer e recreação gratuita da Capital, a partir do segundo semestre de 2010 e até o segundo semestre de 2012. O Parque das Bicicletas, na Alameda Iraé, esquina das Avenidas Ibirapuera e Indianópolis, na Zona Sul, será transformado em canteiro de obras durante a construção do segundo trecho da Linha 5-Lilás do Metrô, que ligará a Estação Largo Treze à Estação Santa Cruz e à Estação Chácara Klabin, noticiou o jornal o Estado de S. Paulo.
Dos 20 mil m² do parque, 16 mil, 80% de sua área, serão emprestados temporariamente pela Prefeitura para o consórcio que administra a expansão do metrô. O terreno será usado como pátio de manobras de um estacionamento subterrâneo de trens que será construído no local entre as futuras Estações Moema e Servidor. Esse trecho ficará fechado ao público por dois anos.
Um prédio da Secretaria Municipal de Esportes (Seme) que funciona no mesmo terreno e abriga cinco coordenadorias da pasta também vai sair para dar lugar ao alojamento dos operários e depósito de materiais.
Nos apenas 4 mil m² do parque que continuarão abertos ao público funcionarão as aulas da Escola de Ciclismo, criada em 2006, para crianças da rede pública de ensino. Essa área fica no ponto do terreno mais afastado da Avenida Ibirapuera, próximo à pista de atletismo que existe dentro do complexo da Seme. Deixa de funcionar também durante as obras o trecho que abriga equipamentos de ginástica para a terceira idade.
No acordo feito entre Prefeitura e Estado, quando a nova linha de metrô for entregue, o consórcio terá de devolver a área reformada com projeto paisagístico renovado.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 5 de maio de 2009

Categoria: Cidade

Camelôs persistem na Rua 25 de Março (10/05/2009)

A Guarda Civil Metropolitana, a CET e a PM continuaram dia 9 de maio na Rua 25 de Março para coibir a ação de flanelinhas e camelôs ilegais. Um dia após a prisão de dez guardadores de carros que contr (...)