Parking News

Cada vez mais policiais militares estão presentes nas ruas das grandes cidades do Paraná não só para prevenir crimes como furto e roubo. Junto com a pistola e o cassetete, eles carregam um bloco de multas - ou, na falta disso, se arranjam com qualquer bloco de rascunho para anotar a placa dos motoristas infratores, noticiou a Gazeta do Povo. O resultado pode ser medido nas estatísticas de autuações, que crescem a uma taxa média anual de 19% desde 2006, bem acima dos 6% médios de evolução da frota estadual de veículos. Quatro mil dos 18 mil policiais militares do Paraná estão habilitados a emitir multas, um quarto deles só em Curitiba.
Em 2006, a Polícia Militar emitiu 247.902 autuações por infração de trânsito, subindo para 326.572 no ano seguinte e alcançou 376.624 em 2008. A participação da capital foi de 23%, 28,7% e 27,2%, respectivamente. Apesar do aumento, os policiais militares multaram menos do que os 403 agentes da Diretoria de Trânsito de Curitiba (Diretran), que, por ordem de ano, lavraram 151.759, 248.225 e 228.358 autos de infração. O total não inclui as multas emitidas pelos radares instalados nas vias urbanas e nas estradas.
O avanço das notificações se deve a um maior controle nas ruas. De acordo com o assessor militar do Departamento de Trânsito (Detran), capitão Alexandre Bruel Stange, qualquer policial pode emitir notificação, se flagrar uma irregularidade de trânsito. "Ele não pode se omitir se encontrar uma infração de trânsito", diz Stange.
Ele explica que não há restrição para o policial anotar a placa num papel qualquer, desde que passe logo os dados para o bloco de autuações. Em última análise, todos os policiais militares podem emitir multas, uma vez que a corporação não perdeu essa atribuição mesmo com a municipalização do serviço a partir do Código de Trânsito Brasileiro (CBT), de 1998. Entretanto, como nem todos atuam diretamente no setor, o Detran realiza cursos periódicos para atualizá-los sobre as leis.
Fonte: Gazeta do Povo (Curitiba-PR), 4 de maio de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Camelôs persistem na Rua 25 de Março (10/05/2009)

A Guarda Civil Metropolitana, a CET e a PM continuaram dia 9 de maio na Rua 25 de Março para coibir a ação de flanelinhas e camelôs ilegais. Um dia após a prisão de dez guardadores de carros que contr (...)

Continua a batalha dos flanelinhas (05/05/2009)

O primeiro dia do novo sistema de vagas na Zona Sul do Rio, ao contrário da tentativa de novembro do ano passado, foi tranquilo: nenhuma ocorrência policial ou ameaça a guardadores da empresa Embrapar (...)

Ordem no asfalto (06/05/2009)

Quem trafega por Copacabana, Ipanema, Botafogo e outros bairros da Zona Sul constata que em suas principais vias há excesso de ônibus, muitos parados em fila dupla, às vezes trafegando em fila tripla (...)

Marginal do Tietê terá mais 1 pista (07/05/2009)

Em junho terão início as obras de ampliação da Marginal do Tietê. De acordo com o governador José Serra, a via ganhará uma nova pista em toda a extensão, de 24,5 km. Atualmente, a Marginal tem de seis (...)

Folha antiga poderá ser trocada (07/05/2009)

As folhas antigas de Zona Azul têm validade até o dia 12 de maio. Poderão ser usadas juntamente com o modelo novo, lançado em janeiro pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que tem recursos de (...)


Seja um associado Sindepark