Parking News

Mais pessoas morrem de acidentes de trânsito do que de malária anualmente no mundo em desenvolvimento, mas o problema da segurança viária é ignorado por grupos de ajuda humanitária e instituições internacionais, apontou um relatório lançado pela Comissão para Segurança no Trânsito, fundada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), que regulamenta o automobilismo mundial, em Roma no dia 28 de abril, na presença do piloto de Fórmula 1 brasileiro Felipe Massa.
Segundo a agência Reuters, o estudo, chamado "Make Roads Safe: a Decade of Action for Road Safety" ("torne as vias seguras: uma década de ação para a segurança no trânsito"), concluiu que 300 milhões de dólares gastos globalmente no melhoramento das estradas, em campanhas para conscientizar a população e em mais regras de trânsito poderiam salvar 5 milhões de vidas entre 2010 e 2020.
Hoje, 1,3 milhão de pessoas morrem todos os anos em decorrência de acidentes de trânsito no mundo, em sua maioria nos países de renda média e baixa. Prevê-se que o número suba para 1,9 milhão até 2020.
"Agências de ajuda humanitária, ONGs pró-desenvolvimento, fundações filantrópicas e instituições internacionais importantes continuam a negligenciar ou ignorar esse problema crescente", diz o relatório.
Estima-se em 100 bilhões de dólares anuais o custo dos acidentes rodoviários no mundo em desenvolvimento - o equivalente a toda a ajuda internacional proveniente dos países desenvolvidos da OECD.
A comissão pediu por uma campanha na Organização das Nações Unidas (ONU) para reduzir o número de mortes nas estradas para menos de 1 milhão até 2020. "Fazendo pequenas melhorias podemos salvar muitas vidas", disse Massa à Reuters, citando pontos como dirigir após consumir bebida alcoólica e as condições precárias de muitos carros antigos. "A velocidade, certamente, é importante... Meu trabalho é ir rápido, mas apenas nas pistas de corrida."
Fonte: agência Reuters, 5 de maio de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Camelôs persistem na Rua 25 de Março (10/05/2009)

A Guarda Civil Metropolitana, a CET e a PM continuaram dia 9 de maio na Rua 25 de Março para coibir a ação de flanelinhas e camelôs ilegais. Um dia após a prisão de dez guardadores de carros que contr (...)

Continua a batalha dos flanelinhas (05/05/2009)

O primeiro dia do novo sistema de vagas na Zona Sul do Rio, ao contrário da tentativa de novembro do ano passado, foi tranquilo: nenhuma ocorrência policial ou ameaça a guardadores da empresa Embrapar (...)

PM multa cada vez mais no trânsito (04/05/2009)

Cada vez mais policiais militares estão presentes nas ruas das grandes cidades do Paraná não só para prevenir crimes como furto e roubo. Junto com a pistola e o cassetete, eles carregam um bloco de mu (...)

Ordem no asfalto (06/05/2009)

Quem trafega por Copacabana, Ipanema, Botafogo e outros bairros da Zona Sul constata que em suas principais vias há excesso de ônibus, muitos parados em fila dupla, às vezes trafegando em fila tripla (...)

Marginal do Tietê terá mais 1 pista (07/05/2009)

Em junho terão início as obras de ampliação da Marginal do Tietê. De acordo com o governador José Serra, a via ganhará uma nova pista em toda a extensão, de 24,5 km. Atualmente, a Marginal tem de seis (...)

Folha antiga poderá ser trocada (07/05/2009)

As folhas antigas de Zona Azul têm validade até o dia 12 de maio. Poderão ser usadas juntamente com o modelo novo, lançado em janeiro pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que tem recursos de (...)


Seja um associado Sindepark