Parking News

Cientistas da Universidade de Sydney, na Austrália, estão pesquisando como as metanfetaminas afetam a capacidade de direção, em um estudo pioneiro no mundo.
Ao menos 70 voluntários - entre usuários e não usuários - participam do estudo. Nos testes, eles "dirigem" um carro real, dentro do laboratório da Universidade de Sydney, com um simulador que mostra a cidade, sinais de trânsito, pedestres e outros veículos em movimento. Os voluntários também usam um óculos especial para tornar a experiência mais "realista".
Antes dos testes, são retiradas amostras do sangue dos voluntários, para medir a concentração de anfetaminas no organismo. A reação e concentração do motorista são avaliadas em situações simulando alta e baixa velocidade, relata a BBC Brasil.
A metanfetamina é uma droga comum nos países ocidentais e seu consumo vem crescendo rapidamente em vários países. Ela se manifesta no sistema nervoso, aumentando o estado de alerta do consumidor. Outros efeitos da droga, que é altamente viciante, são euforia e aumento do apetite sexual.
Segundo o professor Iain McGregor, do Departamento de Psicofarmacologia da Universidade de Sydney, a droga é encontrada no mercado em versões mais potentes, como o "ice", cujos sintomas incluem paranoia, alucinações e alterações na habilidade motora e de controlar o humor.
Consumo
Os resultados do estudo, que, segundo McGregor, devem ser divulgados daqui a três meses, são aguardados com interesse na Austrália, onde o consumo da droga é o que mais cresce. "Mais de meio milhão de australianos usam metanfetaminas", disse o pesquisador David Bosanquet, responsável pelo projeto.
"Nunca houve uma pesquisa a respeito disso antes e, portanto, não sabemos muito sobre como as metanfetaminas contribuem para os erros na hora de dirigir, por isso é importante entender a parte científica".
Segundo o cientista, a metanfetamina, droga mais forte que o crack, é consumida geralmente por jovens, principalmente homens motoristas, que costumam usá-la para se manterem acordados durantes longas viagens.
"As metanfetaminas podem ter efeitos devastadores na hora de dirigir e são a causa de muitos acidentes e fatalidades no trânsito", disse Bosanquet. "Além disso, os efeitos podem permanecer no organismo durante quatro dias."
Em 2004, o Estado australiano de Victoria foi o primeiro lugar no mundo a implementar testes de saliva durante controles aleatórios no tráfego para verificar o uso de drogas como metanfetaminas, ecstasy e maconha.
Fonte: BBC Brasil, 8 de maio de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Camelôs persistem na Rua 25 de Março (10/05/2009)

A Guarda Civil Metropolitana, a CET e a PM continuaram dia 9 de maio na Rua 25 de Março para coibir a ação de flanelinhas e camelôs ilegais. Um dia após a prisão de dez guardadores de carros que contr (...)

Continua a batalha dos flanelinhas (05/05/2009)

O primeiro dia do novo sistema de vagas na Zona Sul do Rio, ao contrário da tentativa de novembro do ano passado, foi tranquilo: nenhuma ocorrência policial ou ameaça a guardadores da empresa Embrapar (...)

PM multa cada vez mais no trânsito (04/05/2009)

Cada vez mais policiais militares estão presentes nas ruas das grandes cidades do Paraná não só para prevenir crimes como furto e roubo. Junto com a pistola e o cassetete, eles carregam um bloco de mu (...)

Ordem no asfalto (06/05/2009)

Quem trafega por Copacabana, Ipanema, Botafogo e outros bairros da Zona Sul constata que em suas principais vias há excesso de ônibus, muitos parados em fila dupla, às vezes trafegando em fila tripla (...)

Marginal do Tietê terá mais 1 pista (07/05/2009)

Em junho terão início as obras de ampliação da Marginal do Tietê. De acordo com o governador José Serra, a via ganhará uma nova pista em toda a extensão, de 24,5 km. Atualmente, a Marginal tem de seis (...)

Folha antiga poderá ser trocada (07/05/2009)

As folhas antigas de Zona Azul têm validade até o dia 12 de maio. Poderão ser usadas juntamente com o modelo novo, lançado em janeiro pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que tem recursos de (...)


Seja um associado Sindepark