Parking News

Quem trafega por Copacabana, Ipanema, Botafogo e outros bairros da Zona Sul constata que em suas principais vias há excesso de ônibus, muitos parados em fila dupla, às vezes trafegando em fila tripla e quase vazios. De olho nesse e em outros problemas, a Secretaria Municipal de Transportes Urbanos formou um grupo de estudos a fim de propor medidas para ordenar o trânsito em toda a cidade. A revista Veja Rio ouviu sugestões de especialistas para agilizar o tráfego de coletivos nessa área da cidade.
Diminuição da superposição de linhas
Diariamente, passam pela Avenida Nossa Senhora de Copacabana 870 ônibus de 46 trajetos. "Não é de hoje que o poder público fala em reorganizar o sistema e reduzir a superposição de linhas", aponta o professor de engenharia do transporte da Coppe-UFRJ Paulo Cezar Ribeiro. O projeto Rio Bus, que previa extinguir metade das 600 linhas do município, não saiu do papel.
Criação de faixas exclusivas para coletivos
Para Octacílio Monteiro, vice-presidente do Sindicato das Empresas de Ônibus do Rio de Janeiro (Rio Ônibus), aumentar a velocidade do trânsito é mais importante que reduzir o número de linhas. "No rush da Nossa Senhora de Copacabana, trafega-se a 14 km por hora, quando o ideal seria a 40", diz. Monteiro salienta a necessidade de que a pista seja mesmo exclusiva.
Diminuição do intervalo entre os trens do metrô
O engenheiro Fernando Macdowell sugere uma frequência maior para o metrô, que hoje passa em Copacabana a cada quatro minutos. A medida estimularia as pessoas que transitam pelo bairro a optar pelo transporte subterrâneo.
Adoção de ônibus articulados
O Rio Ônibus defende a criação de faixas exclusivas para veículos articulados, com ar-condicionado e capacidade para 160 passageiros. Esses coletivos já transitam em capitais como Santiago, no Chile, e Bogotá, na Colômbia.
Fonte: Revista Veja Rio, 6 de maio de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Camelôs persistem na Rua 25 de Março (10/05/2009)

A Guarda Civil Metropolitana, a CET e a PM continuaram dia 9 de maio na Rua 25 de Março para coibir a ação de flanelinhas e camelôs ilegais. Um dia após a prisão de dez guardadores de carros que contr (...)

Continua a batalha dos flanelinhas (05/05/2009)

O primeiro dia do novo sistema de vagas na Zona Sul do Rio, ao contrário da tentativa de novembro do ano passado, foi tranquilo: nenhuma ocorrência policial ou ameaça a guardadores da empresa Embrapar (...)

PM multa cada vez mais no trânsito (04/05/2009)

Cada vez mais policiais militares estão presentes nas ruas das grandes cidades do Paraná não só para prevenir crimes como furto e roubo. Junto com a pistola e o cassetete, eles carregam um bloco de mu (...)

Marginal do Tietê terá mais 1 pista (07/05/2009)

Em junho terão início as obras de ampliação da Marginal do Tietê. De acordo com o governador José Serra, a via ganhará uma nova pista em toda a extensão, de 24,5 km. Atualmente, a Marginal tem de seis (...)

Folha antiga poderá ser trocada (07/05/2009)

As folhas antigas de Zona Azul têm validade até o dia 12 de maio. Poderão ser usadas juntamente com o modelo novo, lançado em janeiro pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que tem recursos de (...)


Seja um associado Sindepark