Diminuição da superposição de linhas
Diariamente, passam pela Avenida Nossa Senhora de Copacabana 870 ônibus de 46 trajetos. "Não é de hoje que o poder público fala em reorganizar o sistema e reduzir a superposição de linhas", aponta o professor de engenharia do transporte da Coppe-UFRJ Paulo Cezar Ribeiro. O projeto Rio Bus, que previa extinguir metade das 600 linhas do município, não saiu do papel.
Criação de faixas exclusivas para coletivos
Para Octacílio Monteiro, vice-presidente do Sindicato das Empresas de Ônibus do Rio de Janeiro (Rio Ônibus), aumentar a velocidade do trânsito é mais importante que reduzir o número de linhas. "No rush da Nossa Senhora de Copacabana, trafega-se a 14 km por hora, quando o ideal seria a 40", diz. Monteiro salienta a necessidade de que a pista seja mesmo exclusiva.
Diminuição do intervalo entre os trens do metrô
O engenheiro Fernando Macdowell sugere uma frequência maior para o metrô, que hoje passa em Copacabana a cada quatro minutos. A medida estimularia as pessoas que transitam pelo bairro a optar pelo transporte subterrâneo.
Adoção de ônibus articulados
O Rio Ônibus defende a criação de faixas exclusivas para veículos articulados, com ar-condicionado e capacidade para 160 passageiros. Esses coletivos já transitam em capitais como Santiago, no Chile, e Bogotá, na Colômbia.
Fonte: Revista Veja Rio, 6 de maio de 2009