Parking News

Trafegar pelas vias de Belo Horizonte é um castigo progressivamente árduo, constata reportagem do Hoje em Dia. Segundo especialistas, os engarrafamentos se agravaram à medida que a frota cresce e não há opções de deslocamento fora do Centro. Além de as mortes terem aumentado 25% nas ruas da cidade, no ano passado, em relação a 2007, os congestionamentos também se estenderam além do que era registrado há três anos, apontam medições da 1ª Companhia Independente de Trânsito da Polícia Militar.
No período da manhã, os congestionamentos ainda duram das 7 às 9 horas, mas, à tarde, o sufoco, que começava por volta das 18 horas e ia até as 20, costuma terminar só às 21 horas, todos os dias da semana, exceto domingos. De acordo com o diretor de Operações da Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), Edson Amorim, os congestionamentos obedecem a uma dinâmica conhecida de horários. "No período da manhã, as entradas da cidade são mais congestionadas e exigem, muitas vezes, o deslocamento de agentes da empresa e guardas municipais para impedir que haja bloqueios nos cruzamentos e o auxílio a carros quebrados para normalizar o fluxo", considera.
A explicação para os vários nós entre as vias remonta aos projetos de construção da cidade, no século XIX, considera o diretor-presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar. "O desenho da cidade é radioconcêntrico Como se fosse um tabuleiro de xadrez com ruas, sobreposto por outro, com as avenidas. Isso força muito o tráfego para o centro da cidade", alega. De acordo com ele, a área central é atravessada por um grande volume de tráfego que chega pelas avenidas mais importantes, mas que é apenas de passagem e travessia. "Daí a importância de a prefeitura desenvolver esses corredores que interligam os vários polos para fora do centro, para esse tráfego que não tem necessidade de passar pelo centro", defende Cesar.
Fonte: Hoje em Dia (BH), 3 de maio de 2009

Categoria: Geral


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