"A taxa de chegada dos veículos vai ser maior, mas eles apenas chegarão mais rápido ao rabo da fila", avalia o engenheiro de tráfego Horácio Augusto Figueira. O rabo da fila, no caso, desemboca na Tietê.
Segundo uma simulação feita por engenheiros da Autoban, o usuário que utilizar o novo acesso da marginal (sentido Dutra) para a Anhanguera vai "ganhar" até 5 minutos, se o tráfego estiver liberado. "O problema é que esse usuário encontrará a marginal já bem lenta por conta daqueles que trafegam nela. Ou seja, ele só vai reforçar o número de congestionamento (na marginal)", alerta o engenheiro Figueira.
A primeira ponte da Marginal Tietê para a rodovia Anhanguera, com 596 m de extensão, deve ser liberada para o tráfego em março. Outra ponte da Anhanguera para a marginal, com 524 m, está prevista para maio. A terceira ponte vai sair da Lapa em direção à rodovia Anhanguera. A inauguração deve ser em agosto.
Fonte: Destak (SP), 9 de fevereiro de 2009