Atos de desrespeito às regras e ao próximo são comuns entre pedestres e motoristas, que travam todos os dias uma batalha constante no trânsito de Campinas (SP). O comportamento mútuo de egoísmo e irresponsabilidade das pessoas que cotidianamente circulam apressadas em seus veículos ou a pé produz estatísticas preocupantes na cidade, segundo análise do Correio Popular. O último levantamento apresentado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) mostrou que 810 atropelamentos foram registrados em 2007 na cidade, a grande maioria causada pela imprudência dos motoristas ou dos pedestres.
O avanço de veículos no sinal vermelho, por exemplo, foi flagrado 25.493 vezes pelos radares no mesmo ano, entre outras atitudes arriscadas, como a conversão à esquerda em local proibido e tráfego na contramão, que resultam até em mortes. A travessia fora das faixas de pedestres é cena comum na região central de Campinas, onde circulam cerca de 400 mil pessoas diariamente.
Por toda a cidade é comum ver também ciclistas e catadores de lixos recicláveis, com carriolas de madeira, prejudicando o fluxo e dividindo o espaço com os carros e os ônibus nas ruas e avenidas, muitos deles na contramão.
Medidas educativas tentam mudar o comportamento de motoristas e pedestres no trânsito de Campinas nos últimos quatro anos. Samantha Moreira, gerente de Desenvolvimento e Educação da Emdec, disse que ações são desenvolvidas em todas as escolas particulares e públicas e em diversas instituições, empresas e grupos da terceira idade. "Acidentes não são apenas estatísticas e a violência no trânsito é preocupante. Por isso, há um trabalho intenso de educação que tenta convencer adultos e crianças sobre a segurança no trânsito", afirmou.
Fonte: Correio Popular (Campinas-SP), 15 de fevereiro de 2009

Reprovados devem refazer inspeção (15/02/2009)

Segundo informações da Controlar, entre os dias 2 e 13 de fevereiro, foram atendidos 8.268 veículos (entre carros e motos) para realização da inspeção veicular na Capital paulista. Desse total, 404 fo (...)

Trânsito bate 5 recordes seguidos (14/02/2009)