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Entre 2001 e 2009, o Brasil ganhou mais de 24 milhões de carros, caminhões, motocicletas e outros veículos - uma alta de 76% na frota total. Mas em algumas das maiores cidades brasileiras, a expansão foi bem mais elevada: supera os 240%, segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), vinculado ao Ministério das Cidades.
No dia 20 de outubro, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) determinou que todas as cidades e Estados com mais de 3 milhões de veículos adotem inspeção veicular obrigatória para controlar a poluição. Segundo especialistas, o aumento da frota está relacionado à permanência nas ruas de veículos antigos, mais poluentes que os novos.
O G1 fez um levantamento da evolução da frota em todas as capitais e nas cidades maiores de 400 mil habitantes considerando a estimativa da população feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) neste ano - ao todo são 58 municípios.
Em Aparecida de Goiânia (GO), a frota de veículos registrou incremento de 247% em oito anos. A capital tocantinense, Palmas, teve alta de 239% no mesmo período. Em São Paulo (SP), a frota de veículos aumentou 47% e no Rio, 34%.
A reportagem considerou o ano de 2001, a partir de quando os dados do Denatran estão disponíveis no site do órgão por município, e comparou com as informações mais recentes, de maio de 2009. Confira abaixo o resultado de algumas cidades:

Cidade                    População 2009       Frota 2001     Frota 2009       Evolução da frota
Ap. de Goiânia (GO) 510.770                  37.375           129.760           247%
Palmas (TO)            188.645                   27.219            92.290           239%
Macapá (AP)            366.484                   29.122            75.743           160%
Ananindeua (PA)      505.512                   22.110            54.776           147%
Belford Roxo (RJ)     501.544                   19.313            47.277           144%
Porto Velho (RO)      382 829                   50.192           121.085          141%
Serra (ES)               404.688                   44.537           102.246          129%
Boa Vista (RR)         266.901                   40.207            91.867           128%
Betim (MG)             441.748                    45.621            99.099           117%
Rio Branco (AC)      305.954                    39.796            85.389           114%
Teresina (PI)           802.537                  109.811          227.516           107%
Manaus (AM)        1.738.641                   185.647          383.933           106%
São Luís (MA)         997.098                     99.759          201.702           102%
Cuiabá (MT)            550.562                  120.658          224.838             86%
Guarulhos (SP)     1.299.283                  211.974          386.927             82%
João Pessoa (PB)     702.235                  107.129          191.769             79%
Natal (RN)               806.203                  144.291          241.619             67% 
B. Horizonte (MG) 2.452.617                  706.480        1.149.737             62% 
Recife (PE)           1.561.659                  288.020          427.861             48% 
Porto Alegre (RS) 1.436.123                   481.914          653.329             35% 
Aracaju (SE)           544.039                   155.278          175.321             12%
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e Departamento Nacional de Trânsito

O especialista em trânsito Cyro Vidal, que foi diretor do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de São Paulo por dez anos e participou da elaboração do Código Brasileiro de Trânsito, diz que na Região Centro-Oeste e no Norte alguns Estados dão isenção do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no primeiro ano para carro zero, e isso pode motivar o emplacamento nesses locais, o que explicaria a alta expressiva da frota. "Mas acredito que a principal explicação é o crescimento da atividade econômica desses locais, geralmente ligado à compra de caminhonetes para a agricultura", completa Vidal.
O superintendente de Trânsito de Aparecida de Goiânia, Valdemir Souto, confirma que a melhora da economia é uma das explicações para a expansão de 247% da frota na cidade, mas há, segundo ele, um motivo principal. "Somos vizinhos da capital (Goiânia) e muitos moradores tinham carro emplacado lá. Fizemos uma campanha, que começou há oito anos, para que as pessoas passassem a emplacar aqui. Para a cidade era muito importante para aumentar a arrecadação, já que 50% do IPVA vai para o município", afirma Souto.
Poluição
Para Cyro Vidal, um dos principais problemas da evolução expressiva na frota é que não ocorre a devida retirada dos veículos mais antigos, responsáveis pela poluição veicular e, consequentemente, por danos ao meio ambiente.
Uma das possíveis soluções, na avaliação de Vidal, pode ser a inspeção veicular. A resolução aprovada no Conama que estende o controle da poluição deve ser publicada no "Diário Oficial da União" em até 20 dias, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente. A partir de então, todos os Estados terão prazo de 12 meses para apresentar um Plano de Controle de Poluição Veicular, que definirá frota alvo e como será o controle, por exemplo.
Planos
O G1 entrou em contato com a cidade de São Paulo e os cinco Estados com mais de 3 milhões de veículos para saber como será a inspeção. O Rio Grande do Sul informou que em breve formará uma comissão para iniciar a discussão do plano de controle. A assessoria de imprensa disse que deve ser feita uma parceria com o Detran e a expectativa preliminar é de que os veículos que não passarem nos testes deverão se adequar, sob pena de não obter o licenciamento.
Em Minas Gerais, a Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) informou que a estratégia inicial da proposta para o Estado prioriza a inspeção na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Outra proposta é que os veículos movidos a diesel e as motocicletas, "os potenciais maiores emissores de gases poluidores", sejam os primeiros a serem verificados.
A secretaria de Meio Ambiente do Paraná disse que já discute há algum tempo um programa de controle de poluição dos veículos e que já iniciou a articulação com entidades e principais cidades para elaborar o plano.
Em São Paulo, a Secretaria do Meio Ambiente da cidade informou, em nota, que a experiência no município foi "base" para a aprovação da resolução do Conama. Afirmou que as novas regras, que preveem limites mais rigorosos para poluição ambiental e sonora, devem aumentar o ganho ambiental da capital paulista.
Fonte: portal G1, 25 de outubro de 2009

Categoria: Geral


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