Parking News

As taxas que devem ser cobradas dos motoristas para a realização da Inspeção Veicular obrigatória serão definidas pelos órgãos ambientais e de trânsito dos Estados. "O plano não é arrecadatório", afirmou Volney Zanardi, assessor técnico da Secretaria Executiva do Ministério do Meio Ambiente, segundo notícia do InfoMoney.
O Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) aprovou resolução que lança diretrizes para que a vistoria seja implantada em todos os Estados do País e nos municípios com mais de 3 milhões de veículos. Após a publicação da resolução no Diário Oficial da União, os estados têm até 12 meses para realizar um plano.
"Todos os Estados deverão aprovar seus planos, estabelecendo frota-alvo, região e taxas." Dessa forma, os valores serão definidos pelos Estados e não pelo Ministério. Assim como ocorre em São Paulo, também caberá aos órgãos ambientais e de trânsito estaduais estabelecer se haverá devolução ou não dos valores pagos.
No caso de municípios com frota abaixo de 3 milhões de veículos, a inspeção será facultativa. A previsão do ministério é que a resolução do Conama seja publicada em até 40 dias.
Fonte: InfoMoney, 26 de outubro de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Nova Marginal deve ganhar motofaixa (22/10/2009)

A Prefeitura de São Paulo planeja implementar uma faixa exclusiva para motos na Marginal do Tietê, assim que forem concluídas as obras de ampliação da via, informou o secretário dos Transportes, Alexa (...)

Exigência para motos é maior

A resolução da inspeção veicular aprovada dia 20 de outubro pelo Conama estabelece níveis bem mais rígidos de controle do que os que haviam sido anteriormente previstos pelo projeto. A versão vencedor (...)

Uso dos pneus (20/10/2009)

Os pneus são o contato dos carros com a realidade. Mesmo assim, passam despercebidos para mais motoristas do que se imagina. Um terço dos proprietários de veículos de passeio nos principais mercados d (...)

Carro em mãos suspeitas (19/10/2009)

De longe, eles acenam para o motorista: o convite é para uma vaga reservada especialmente para o seu carro. A gentileza, no entanto, dura apenas até a descida do veículo: "São R$ 5,00 na hora e mais R (...)

Campinas está ilhada por 15 pedágios (25/10/2009)

A região de Campinas é uma das mais ricas e desenvolvidas de São Paulo, com grande importância na economia do País. Mas a população se sente ilhada, cercada pelo crescente número de praças de pedágios (...)

Câmara de Mongaguá aprova projeto de rotativo (26/10/2009)

A Câmara de Mongaguá aprovou projeto do Executivo Municipal que cria a Zona Azul - estacionamento rotativo de veículos. A Lei Municipal 2.340 foi sancionada pelo prefeito Paulo Wiazowski Filho