Se nenhuma obra complementar for feita, no prazo de dez anos os índices de congestionamento serão os mesmos registrados atualmente. São Paulo conta com uma frota superior a 6 milhões de veículos. Ela não para de crescer: todos os dias, o município ganha mais mil veículos.
As projeções de como estará o trânsito em 2020 constam dos estudos de impacto ambiental da Nova Marginal, aos quais a Folha teve acesso. O trabalho foi feito pela TTC Engenharia a pedido da Dersa. Segundo o estudo, o índice de ocupação por veículos das pistas da marginal, a partir da entrega das obras em março, será menor que 80%. Tecnicamente, significa um bom nível de conforto ao usuário. Acima disso, o fluxo fica "instável" (congestionado), segundo o jargão dos especialistas. Hoje, boa parte da marginal tem um índice de ocupação por veículos superior a 80% em horários de pico de trânsito. Paulo Souza, diretor de engenharia da Dersa, diz não concordar com as projeções. "A marginal sozinha não resolve nada mesmo. É preciso que as demais obras sejam feitas. Mas, nesse caso, não haverá mais congestionamentos na marginal, ao contrário do que dizem as previsões", afirma.
Apesar de discordar das projeções do trânsito daqui a dez anos, Souza diz que, mesmo que os congestionamentos voltem em 2020, a obra já terá valido a pena. "Dez anos de validade para uma obra é muito. Madri, por exemplo, está no seu quarto Rodoanel."
Fonte: Folha de S. Paulo, 23 de outubro de 2009