Parking News

A inauguração dos 3,4 km da nova marginal não trouxe alívio aos motoristas, constatou reportagem da Folha de S. Paulo. No dia 23 de outubro pela manhã, quem trafegava às margens do Tietê sofreu, como sempre acontece toda sexta-feira. O percurso pelo novo trecho entre as pontes da Freguesia do Ó e da CPTM travou. Por volta das 11h, esse trajeto era feito a 4 km/h em média. "Isso aqui virou um "piscinão" de carros. Todo mundo fica retido e ninguém consegue sair", afirmou o taxista Antonio Luiz Vieira, de Barueri.
Em todo o pico da manhã - entre 7h e 10h -, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) mediu uma lentidão média de 20,1 km na marginal Tietê. O valor é 11% maior do que o registrado no início das sextas-feiras desde julho. De acordo com a prefeitura, o trânsito congestionado do pico da manhã ocorreu por causa de um acidente na marginal Pinheiros, no sentido Interlagos, próximo à ponte do Jaguaré. A expectativa da CET é que os novos trechos entregues já melhorem o trânsito de carros na marginal Tietê em 10%.
Na cidade, considerando apenas os 835 km monitorados, o trânsito de veículos no pico da manhã do dia 23 esteve 8% acima da média do semestre. No início da tarde, a situação era melhor. A reportagem da Folha trafegou entre a ponte da Casa Verde e a Atílio Fontana (Anhanguera), nos dois sentidos da marginal Tietê, a uma velocidade média de 30 km/h. Os dois trechos inaugurados são no sentido Castello Branco. No maior deles, de 2,2 km entre a ponte da Freguesia do Ó e a da CPTM, as novas faixas estavam livres.
Apesar da falta de sinalização vertical em alguns lugares e de árvores secas recém-plantadas no canteiro, um radar já pode ser visto no trecho inaugurado. A velocidade máxima permitida na nova pista é de 80 km/h. No pico da tarde, nada diferente de uma sexta normal. A marginal chegou a ter uma lentidão de até 8 km no sentido Castello Branco-Ayrton Senna. A extensão das novas pistas inauguradas representa 11% da obra.
Fonte: Folha de S. Paulo, 24 de outubro de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Nova Marginal deve ganhar motofaixa (22/10/2009)

A Prefeitura de São Paulo planeja implementar uma faixa exclusiva para motos na Marginal do Tietê, assim que forem concluídas as obras de ampliação da via, informou o secretário dos Transportes, Alexa (...)

Exigência para motos é maior

A resolução da inspeção veicular aprovada dia 20 de outubro pelo Conama estabelece níveis bem mais rígidos de controle do que os que haviam sido anteriormente previstos pelo projeto. A versão vencedor (...)

Uso dos pneus (20/10/2009)

Os pneus são o contato dos carros com a realidade. Mesmo assim, passam despercebidos para mais motoristas do que se imagina. Um terço dos proprietários de veículos de passeio nos principais mercados d (...)

Carro em mãos suspeitas (19/10/2009)

De longe, eles acenam para o motorista: o convite é para uma vaga reservada especialmente para o seu carro. A gentileza, no entanto, dura apenas até a descida do veículo: "São R$ 5,00 na hora e mais R (...)

Campinas está ilhada por 15 pedágios (25/10/2009)

A região de Campinas é uma das mais ricas e desenvolvidas de São Paulo, com grande importância na economia do País. Mas a população se sente ilhada, cercada pelo crescente número de praças de pedágios (...)

Câmara de Mongaguá aprova projeto de rotativo (26/10/2009)

A Câmara de Mongaguá aprovou projeto do Executivo Municipal que cria a Zona Azul - estacionamento rotativo de veículos. A Lei Municipal 2.340 foi sancionada pelo prefeito Paulo Wiazowski Filho