Em todo o pico da manhã - entre 7h e 10h -, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) mediu uma lentidão média de 20,1 km na marginal Tietê. O valor é 11% maior do que o registrado no início das sextas-feiras desde julho. De acordo com a prefeitura, o trânsito congestionado do pico da manhã ocorreu por causa de um acidente na marginal Pinheiros, no sentido Interlagos, próximo à ponte do Jaguaré. A expectativa da CET é que os novos trechos entregues já melhorem o trânsito de carros na marginal Tietê em 10%.
Na cidade, considerando apenas os 835 km monitorados, o trânsito de veículos no pico da manhã do dia 23 esteve 8% acima da média do semestre. No início da tarde, a situação era melhor. A reportagem da Folha trafegou entre a ponte da Casa Verde e a Atílio Fontana (Anhanguera), nos dois sentidos da marginal Tietê, a uma velocidade média de 30 km/h. Os dois trechos inaugurados são no sentido Castello Branco. No maior deles, de 2,2 km entre a ponte da Freguesia do Ó e a da CPTM, as novas faixas estavam livres.
Apesar da falta de sinalização vertical em alguns lugares e de árvores secas recém-plantadas no canteiro, um radar já pode ser visto no trecho inaugurado. A velocidade máxima permitida na nova pista é de 80 km/h. No pico da tarde, nada diferente de uma sexta normal. A marginal chegou a ter uma lentidão de até 8 km no sentido Castello Branco-Ayrton Senna. A extensão das novas pistas inauguradas representa 11% da obra.
Fonte: Folha de S. Paulo, 24 de outubro de 2009