A interdição parcial de pontes da marginal Tietê para as obras das pistas novas da via começou na noite do dia 19, às 23h. Primeiramente, foram fechadas as pontes da Casa Verde, da Freguesia do Ó e da Vila Maria, na zona norte. Em novembro, serão interditadas as pontes do Limão e das Bandeiras.
Segundo o secretário, o aumento no índice de lentidão foi constatado na comparação com a média das terças-feiras do segundo semestre.
As novas pistas da Marginal Tietê
O congestionamento na cidade na manhã do dia 20 de outubro ficou dentro da média para o horário. O pico de lentidão aconteceu entre 9h e 10h, quando cerca de 10% das vias monitoradas apresentavam tráfego intenso. Mas, por volta de 13h, quando a lentidão costuma diminuir, o trânsito continuava carregado e foram registrados índices acima da média.
Na região da marginal, os motoristas encontraram problemas. De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a via concentrava mais de 40% dos congestionamentos da cidade.
Para quem utiliza as pontes, a CET recomendou caminhos alternativos a partir dos corredores radiais, seguindo as placas usuais de indicação de acesso às pontes Piqueri, Júlio de Mesquita Neto, Limão, Bandeiras, Cruzeiro do Sul, Vila Guilherme e Tatuapé.
As alternativas valem apenas por 19 dias, já que algumas vias também entrarão em obras em novembro.
De acordo com o governo, a marginal Tietê apresenta filas de congestionamento de 30 km, em média, nos períodos de pico. Isso representa 25% do total de congestionamento medido na cidade de São Paulo e significa um desperdício de combustível de 1,5 milhão de litros/ano.
Fonte: UOL Notícias, 20 de outubro de 2009