"Foi um belíssimo resultado, que reflete as promoções contínuas das fábricas, alavancadas pela redução do IPI - um chamariz muito importante para as vendas", diz o consultor André Beer.
Excluindo ônibus e caminhões, as vendas de automóveis e comerciais leves encerraram o ano com alta de 6,1% e atingiram a marca de 3,634 milhões de unidades.
A Fiat manteve a liderança em vendas, pelo décimo primeiro ano consecutivo.
A nova prorrogação do IPI, com a previsão de retirada gradual do benefício até junho, deverá permitir que o setor cumpra a previsão de crescimento de 4% para 2013, afirma Beer.
"Os preços nos primeiros meses do ano não devem ficar muito diferente do que estão. Acredito que vá haver promoções para compensar a volta gradual do IPI", diz Beer.
"Mas o crescimento em 2013 vai depender também do trabalho que as empresas farão para estimular a demanda, tanto por meio de promoções como pela qualidade dos lançamentos de produtos", afirma o consultor.
Fonte: Folha de S. Paulo, 3 de janeiro de 2013