A estreia nas lojas do Zoe estava prevista para o fim de setembro, durante o Salão de Paris, porém os planos foram adiados. A Renault já disponibiliza três veículos elétricos na sua gama de produtos: Fluence ZE, Kangoo ZE e Twizy. Assim, a participação da marca no segmento de carros elétricos europeu passou de 30% em maio para 54% ao fim de junho.
A escolha de Montebourg para a entrega da primeira chave é mais do que simbólica. Além de o governo francês ser o grande responsável pela viabilização do projeto, o ministro virou símbolo da defesa da indústria local ao comprar briga contra a concorrência "desleal" de produtos importados, como os carros sul-coreanos.
Reduzir 10% emissões de CO2 do portfólio
O Zoe reforça o plano da montadora chamado de "Renault Drive The Change" (Mude a Direção, no Brasil), que estabelece a meta de reduzir em 10% as emissões de CO2 de todo o portfólio da marca até o ano que vem. Atingido o objetivo, a meta seguinte é reduzir mais 10% entre 2013 e 2016.
Para uso diário em grandes centros urbanos, o Zoe quer passar a ser conhecido por disponibilizar a mobilidade elétrica "para todos", bem ao gosto da democracia francesa. Ele tem autonomia para rodar 210 km, no entanto, a Renault afirma que isso vai variar conforme as condições de rodagem, perfil do trajeto, temperatura externa etc.
Recarga
Sobre a expansão dos pontos de recarga de bateria, a Renault afirma que a estratégia de lançamento do Zoe vem acompanhada de investimento na infraestrutura que os carros elétricos exigem. De acordo com a montadora, o projeto engloba o Plano Automotivo, anunciado pelo governo francês em 25 de julho de 2012, que prevê a instalação de estações de recarga e a integração dos veículos elétricos em frotas públicas.
Fonte: portal G1, 17 de dezembro de 2012