A previsão é que as vendas de 2012 se situem em 62 milhões de unidades.
O mercado com mais vendas em 2013 seguirá sendo a Ásia, com 25,7 milhões de unidades, quase 1,5 milhão de unidades a mais que o previsto para 2012.
O continente asiático, com China e Índia à frente, superou pela primeira vez em 2010 em vendas a América do Norte, o principal mercado até esse momento, e manteve a liderança desde então.
Na América do Norte (Estados Unidos, Canadá e México), as vendas para o ano que vem serão de 17,7 milhões de unidades, seu melhor resultado desde a crise de 2008-2009.
Na Europa Ocidental, a crise econômica manterá as vendas de automóveis sem mudanças em relação a 2012, 11,65 milhões de unidades.
Na Europa Oriental, as vendas aumentarão de 4,37 milhões de veículos a 4,63 milhões graças principalmente à fortaleza do mercado russo, onde se concentrará a venda de 3,2 milhões de unidades.
Na América do Sul, as vendas também aumentarão em 2013 ao passar de 4,77 milhões para 5,03 milhões de unidades, crescimento impulsionado pelo mercado brasileiro, onde as vendas crescerão de 2,86 milhões em 2012 para 3 milhões em 2013.
Gomes comentou que as vendas mundiais de veículos estarão impulsionadas por um forte crescimento do emprego nos países em desenvolvimento, baixas taxas de juros em níveis recordes e a recente aceleração no ritmo da expansão monetária no mundo todo.
Fonte: agência de notícias EFE, 27 de dezembro de 2012