Parking News

Novas pesquisas continuam a direcionar para o trânsito sem acidentes. Um dos estudos mais recentes foi divulgado pelo Departamento de Infraestrutura e Transporte da Austrália, em parceria com o Estado de Queensland. As tecnologias para evitar colisões, que monitoram usuários de ruas e estradas e intervêm quando um acidente é iminente, mostram grande potencial, destaca o portal G1.
Mesmo admitindo um grau moderado de confiabilidade, até 30% de mortes e 40% de feridos podem ser evitados em veículos equipados com sistemas anticolisão. Essa previsão baseia-se em uma série de 104 ocorrências documentadas em programas de investigações profundas de acidentes e em análises de padrões típicos de choques entre veículos, na Austrália.
Redução da velocidade na hora da batida amplia os benefícios, inclusive quanto ao risco de ferimentos e mortes entre ocupantes dos veículos. Portanto, torna-se necessária a divulgação ampla dessas tecnologias, de acordo com o ministério australiano.
Foram simulados vários tipos de soluções, variando alcance, zona de detecção e respostas. O melhor resultado combinou longo alcance (baseado em controle adaptativo de velocidade de cruzeiro, por exemplo) ao baixo alcance e ângulo largo de detecção (para monitorar a presença de pedestres em ambiente urbano).
Entretanto, mesmo os de curto alcance e ângulo estreito, mas com alto grau de resposta, atingiram bons resultados. O tipo de tecnologia também determina a complexidade da lógica requerida para avaliar se objetos, pedestres e veículos na zona de detecção constituem ameaças de acidente. Se houver muitos falsos positivos, o motorista pode ser levado a desligar o equipamento. Nesse caso, seria interessante tentar reduzir a zona de detecção.
Os métodos estudados permitiram um equilíbrio entre área de abrangência, respostas e efetividade, visando o sistema mais confiável. Um obstáculo potencial para aprovação e introdução em larga escala mais uma vez esbarra no preço, em especial ao considerar que veículos caros e baratos convivem no trânsito diário. Essa dificuldade desaparece no caso de veículos pesados, em geral de alto preço, mas que em caso de acidente levam a grandes estragos materiais e humanos. A relação custo-benefício é indubitavelmente positiva nesse caso.
Por outro lado, alguns dispositivos do naipe do controle adaptativo de velocidade de cruzeiro ou de alerta de aproximação de carros em ultrapassagem aumentam não apenas a segurança, mas o conforto ao dirigir. Já existe neles o potencial de evitar acidentes. Sob a premissa, o refinamento e maior abrangência desses recursos para evitar acidentes significariam um custo quase marginal para ampliar as possibilidades de impedir colisões simples ou múltiplas, segundo pensam os pesquisadores da Austrália.
O problema é que o custo estimado, no relatório, situou-se em torno de US$ 800 (R$ 1.680) e US$ 2.000 (R$ 4.200). Se em países de maior poder aquisitivo não se trata exatamente de uma pechincha, em outros foge bastante do alcance das pessoas. A proposta para atrair fabricantes e motoristas é um dispositivo de curto alcance, porém com forte possibilidade de intervenção em cruzamentos, o que já significaria benefícios substanciais.
Fonte: portal G1, 25 de dezembro de 2012

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Rozio está suspenso e só volta a 14 (21/12/2012)

O rodízio municipal de veículos está suspenso desde o dia 21 de dezembro e só vai voltar a valer em 14 de janeiro - primeiro dia útil da terceira semana deste ano. A restrição aos caminhões e ônibus f (...)

IPI já passa a ser maior em janeiro (02/01/2013)

Conforme foi anunciado pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, no final de 2012, o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) passa a ficar maior agora em janeiro, subindo gradualmente até junho, (...)

Rigor com os motociclistas (25/12/2012)

Notícia boa sobre o trânsito é coisa rara. Mais rara ainda quando ela se refere especificamente a vítimas de acidentes. Com mais de 40 mil mortos por ano, o Brasil está entre os campeões do morticínio (...)

Doze flanelinhas são detidos na Lapa (07/01/2013)

Doze flanelinhas que atuavam na Lapa, neste fim de semana, foram detidos e encaminhados à 5ª DP (Gomes Freire). Segundo o jornal O Dia, o grupo foi flagrado por agentes da Secretaria Municipal da Orde (...)


Seja um associado Sindepark