O secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra, informa que a implantação das demais vias segregadas depende da verba adicional. "As primeiras que colocamos em operação eram mais simples e a gente já chegou praticamente ao limite do que poderíamos fazer com recurso próprio. Daqui para frente demanda desapropriação e mudança de geométrico."
Segundo o titular da Pasta, já é possível abrir processos de licitação imediatamente após a assinatura do convênio. "O BID tem um procedimento que, após a formalização, podemos começar a utilizar o recurso, mesmo que ainda não tenha sido liberado. Depois eles fazem a indenização", detalha.
O projeto da Prefeitura é criar vias exclusivas para o transporte público nos corredores formados por avenidas como Dom Pedro II, Industrial, Vieira de Carvalho, Príncipe de Gales, José Antônio de Almeida Amazonas, Avenida da Paz, Itamarati, Santos Dumont, Giovanni Batista Pirelli, André Ramalho e Valentim Magalhães, além da Estrada do Pedroso e dos viadutos da Paz, Castelo Branco, Cassaquera e Adib Chammas.
Multas
Desde janeiro, quando a administração iniciou a fiscalização, 3.641 autuações foram aplicadas contra motoristas que invadiram as faixas exclusivas, sendo 3.070 no Centro e 571 nas demais. O total equivale a quase 30 multas por dia.
Fonte: Diário do Grande ABC (Sto. André), 7 de maio de 2014