?A partir de agora a experiência do passageiro com o aeroporto será outra, principalmente em relação à eficiência operacional, qualidade dos serviços, conforto e segurança?, destaca o presidente aeroporto, Antonio Miguel Marques.
Com a entrega do TPS 3 a concessionária Aeroporto Internacional de Guarulhos S/A (formada pelo Grupo Invepar e a Airports Company South Africa) finaliza a primeira fase de grandes obras, eliminando os principais gargalos do aeroporto. O número de vagas de estacionamento passou de 3,9 mil para 8 mil; os pátios, que antes tinham capacidade para 61 aeronaves, agora têm 108 posições; e com a abertura do novo terminal e as obras de expansão no TPS 2 a área de terminais mais que dobrou desde o começo da concessão de 191 mil m2 para 387 mil m2.
O TPS 3 é dividido em dois blocos de edifícios, com cinco níveis. O primeiro é reservado à recepção e processamento de passageiros, onde estão as áreas de check-in, raios-X, controle de passaporte, alfândega e restituição de bagagem, enquanto o segundo é um píer de acesso às aeronaves, com 20 pontes de embarque. Já a ligação com o Terminal 2 e o edifício-garagem é feita por passarelas elevadas envidraçadas, equipadas com esteiras rolantes que permitirão a conexão direta de passageiros em trânsito. Os dois pátios que atendem ao Terminal 3 têm capacidade para 34 aeronaves.
Fonte: Valor online, 11 de maio de 2014