A nova regra foi elogiada por frequentadores de shopping centers ouvidos pelo Cruzeiro do Sul. A professora Silmara Lopes Tobias, que aguardava a saída da filha no lado de fora do estacionamento do Shopping Center Iguatemi Esplanada no final da tarde, contou que quase todos os dias vai buscar os filhos naquele estabelecimento, mas devido ao grande fluxo de veículos no estacionamento, nem sempre consegue deixar o pátio no limite de 15 minutos gratuitos, o que a faz, além de pagar a tarifa, perder ainda mais tempo para validar o bilhete. Com meia hora ela acredita que conseguirá entrar no estacionamento para buscar os filhos.
O garçom Alexandre Ferreira, 26 anos, que trabalha em um restaurante no mesmo shopping, disse que agora poderá deixar o carro no estacionamento quando chegar para resolver algo rápido, como por exemplo, buscar algum documento.
A lei foi proposta pelo vereador Mário Marte Marinho Júnior e após ser aprovada pela maioria dos vereadores na Câmara passou pelo aval do prefeito Antonio Carlos Pannunzio, que a validou dia 8 e a tornou pública um dia depois. A Área de Fiscalização da Secretaria Municipal da Fazenda divulgou que está tomando as providências para, a partir da próxima segunda-feira, notificar todos os shopping centers da cidade e na sequência iniciar a fiscalização. "Os estabelecimentos que não cumprirem a determinação serão autuados", divulgou.
A administração do Shopping Center Iguatemi Esplanada informou que já se ajustou à lei municipal, mas que encaminhará o assunto à Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), entidade que representa o setor no Brasil. O Pátio Cianê Shopping também divulgou que tomou as providências para cumprir a lei. O Plaza Shopping Itavuvu informou que estava entrando em contato com a empresa terceirizada que administra o estacionamento para que, caso ainda não tivesse tomado ciência da nova lei, "que a cumpra imediatamente, desde que a mesma esteja, de fato, em vigor".
Outros quatro shoppings não precisarão fazer qualquer alteração por conta da nova lei. O Shopping Cidade Sorocaba informa que um de seus principais diferenciais sempre foi oferecer estacionamento gratuito. O Shopping Granja Olga também não cobra estacionamento. O Shopping Sorocaba e o Panorâmico, apesar de arrecadarem estacionamento, não precisarão fazer alterações, já que o primeiro faz a cobrança após meia hora e o segundo, após uma hora.
Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul (Sorocaba), 10 de maio de 2014