?Essa queda de 5% representa algo como 60 mil veículos a menos, em torno de quatro dias de emplacamentos. Esse é o impacto. Não estou reduzindo a crise, mas ainda temos um grande mercado aqui e um nível alto de vendas?, minimizou Moan, mostrando um gráfico para apontar o volume do primeiro quadrimestre de 2004, quando foram vendidos 470 mil veículos no País, contra mais de 1 milhão nos últimos quatro meses. ?Quero lembrar também que o mês foi o segundo melhor abril em vendas da história, só perdendo para abril do ano passado?, destacou. ?Naquele mês o governo havia prorrogado a redução de IPI que terminaria em março, o que gerou antecipação de compras e um bom número de emplacamentos só aconteceu no começo do mês seguinte, elevando muito os licenciamentos?, explicou.
Moan avalia que, antes de fazer revisões nas projeções, é preciso aguardar as possíveis medidas que estão sendo negociadas entre governo e bancos para reduzir a seletividade do crédito, o que poderia elevar a concessão de novos financiamentos, impactando positivamente nos números deste ano. ?No ano passado, em média, 50% dos pedidos de financiamento para compra de veículos não foram aprovados pelas instituições financeiras, o que representou cerca de 1,6 milhão de clientes a menos no mercado. Só este número já é quase metade de todas as vendas de 2013?, ressaltou.
EFEITO COPA
O presidente da Anfavea concorda, contudo, que os chamados ?três carnavais? deste ano (o de março, a Copa do Mundo em junho/julho e as eleições de outubro) ?vão sim impactar nas vendas de 2014?. Ele cita os jogos da seleção brasileira na primeira fase do campeonato, em dias que serão decretados feriados em várias cidades: ?O primeiro jogo é numa quinta-feira, aí pode ser que ninguém trabalhe na sexta-feira. O seguinte é na terça-feira, aí pode ser que emendem a segunda-feira. E o terceiro cai numa segunda-feira, depois do fim de semana. As vendas não feitas nesses dias podem ser perdidas?, acredita.
Para o dirigente, os clientes até podem voltar em outros dias para fazer a compra, ?mas é preciso levar em consideração que boa parte das vendas de carros tem caráter emocional, e aí os esses dias parados atrapalham?.
Fonte: Automotive Business, 9 de maio de 2014