Silvia Barcik, coordenadora do projeto de veículos elétricos da Renault no Brasil, conta a novidade: ?A Aliança Renault-Nissan firmou uma nova parceria com a prefeitura de Curitiba, a Itaipu Binacional e o CEIIA (Centro para a Excelência e Inovação na Indústria do Automóvel), de Portugal, para ampliar a frota de carros zero-emissão na cidade. O projeto Curitiba Eco-elétrico compreende, em sua primeira fase, a utilização de cinco unidades do Zoe, três do Kangoo ZE e duas do Twizy nas ruas, parques e praças de Curitiba a partir de junho, durante a Copa do Mundo, para suporte às atividades culturais, de ronda e patrulhamento local.?
Ainda segundo a executiva, a fabricante tem outros planos no Paraná em prol do meio ambiente. Após esta primeira fase do projeto Curitiba Eco-elétrico, a Renault espera fechar novas parcerias com empresas privadas, como correios e hotéis, para circulação de mais carros elétricos e híbridos por lá.
?O nosso objetivo é ampliar a eletrificação na cidade, incluindo até o uso de bicicletas e motos elétricas, como uma das soluções para diminuir o impacto da poluição. Em outra etapa, vamos otimizar o uso das baterias, instalar novos postos de recargas e firmar novas parcerias. Nosso intuito é de que até 2020 a cidade de Curitiba tenha infraestrutura para que qualquer pessoa, não só de empresas, possa ter acesso a meios de transportes que impactem o mínimo o meio ambiente. Curitiba está se empenhando para se tornar referência nacional?, explica Silvia.
Fonte: Automotive Business, 12 de maio de 2014