"O esquema montado aqui é idêntico ao que a Fifa recomenda em todas as cidades-sede. Teremos seis áreas de estacionamento público, sem falar nos supermercados e shoppings que têm seus estacionamentos privados", explica Eduardo Machado, secretário municipal da Juventude, Esporte, Lazer e da Copa do Mundo.
Considerando três shoppings (Midway Mall, Natal Shopping e Via Direta Shopping) e dois supermercados (Hiper Bombreço Ponta Negra e Carrefour Zona Sul), que podem ser utilizados pelos torcedores, serão 6.220 vagas disponibilizadas para estacionamento em locais privados. O estacionamento do Natal Shopping deve ser reservado para carros oficiais e operacionais da Fifa.
Para os torcedores, o campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), localizado a menos de 1 km da Arena das Dunas, abrigará o maior número de carros. O tempo médio até o estádio é de 11 minutos a pé, segundo a prefeitura. O torcedor poderá ainda deixar o seu veículo na área externa do Presépio de Natal (ginásio Marcelo Carvalho - DED), em Candelária, e no Caic de Lagoa Nova. Saindo a pé de ambos, o caminho até o estádio (menos de 1 km) dura de 5 a 10 minutos.
Outras opções são o parque da Ceasa e o Sesi, em Lagoa Nova, além do estacionamento do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (IFRN), na Avenida Salgado Filho, no Tirol. Em cada uma das áreas, um grupo de voluntários da Fifa estará presente para dar informações e apontar os melhores caminhos para chegar ao estádio.
O Campus Universitário vai dispor de 2.100 vagas, sendo 2.000 para carros e 100 para ônibus. O Sesi terá espaço para 256 automóveis e o Caic poderá receber 210 carros. O estacionamento do IFRN receberá 200 veículos. O parque da Ceasa, com 100 vagas, e o Presépio de Natal, com 90 vagas, fecham a lista.
Em todos os seis pontos, o torcedor terá a opção de utilizar gratuitamente uma linha circular de ônibus, a qual ele terá acesso mediante apresentação do ingresso da partida que estiver acontecendo no dia.
"Você tem a área de restrição do estádio, onde só entram os veículos oficiais e, depois disso, pode usar o circular que passa pelos principais bolsões de estacionamento e deixa o torcedor no ponto mais próximo possível do estádio. São três rotas diferentes, de modo que possa abranger todo o entorno do estádio", acrescenta o secretário.
Fonte: G1, 12 de maio de 2014