Os índices das 9 horas (100 km) e das 19 horas (104 km) ficaram dentro da média para os horários, conforme dados fornecidos pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Mas, na média do dia, a queda foi de 33% nos congestionamentos, conforme a empresa.
A Prefeitura fez um balanço comparando os índices do dia 2 com a média do segundo semestre inteiro do ano passado. "O índice de lentidão médio ficou em 39,8 km, ante 59 km registrados em 2009", diz, em nota. A queda é menor do que no primeiro pacote de restrições aos caminhões, posto em vigor em 31 de julho de 2008. No dia da mudança, a redução nos índices foi de 40%.
Bandeirantes
O analista de sistemas José Humberto Torres de Araújo, que usa diariamente a Avenida dos Bandeirantes para ir ao trabalho, avalia que o tráfego ficou mais difícil. "As segundas-feiras sempre têm trânsito mais carregado. Mas hoje (dia 2) estava pior. Não sei se por causa do retorno às aulas ou por outra razão... Mas o número de caminhões era o mesmo dos outros dias", comparou.
Araújo mora em São Bernardo, no ABC paulista, e trabalha em Pinheiros, na zona oeste da capital. Todos os dias passa pela Bandeirantes por volta das 7 horas para ir à empresa e retorna depois das 17 horas. Diz que, por causa do horário de pico de tráfego, demora cerca de 1h10 para ir e aproximadamente 1 hora para voltar. "Hoje, só para ir, deu mais de 1h20. Achei que piorou", avalia.
Sinalização
Alguns motoristas cobraram mais sinalização e informação. Durante a manhã, a reportagem encontrou faixas indicando as novas regras de circulação em somente quatro pontos da Marginal do Pinheiros (nas Pontes Eusébio Matoso e Cidade Jardim) e em quatro na Avenida dos Bandeirantes (nos Viadutos João Julião da Costa Aguiar e dos Bandeirantes).
Na Avenida Jornalista Roberto Marinho não havia nenhuma sinalização. Essa via só entrou na nova restrição porque se temia que fosse usada como alternativa para os caminhoneiros - anteriormente, não costumava receber veículos de carga.
O secretário municipal dos Transportes, Marcelo Cardinale Branco, disse que haverá, ao todo, 20 faixas de orientação espalhadas pelas três vias para informar os motoristas. Ele afirmou também que pediu ajuda às concessionárias das rodovias que dão acesso à capital - e deverão informar a proibição nos letreiros luminosos.
Multa
As multas só serão cobradas após a sinalização das vias com restrição. Isso deve ocorrer em 30 dias. Só depois de colocar as placas é que a Prefeitura também deve editar o decreto que viabiliza a restrição, segundo Cardinale Branco.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 3 de agosto de 2010