O prazo foi estabelecido, inclusive, para que as placas sobre a proibição fiquem prontas e possam ser instaladas na via. A decisão da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) desautoriza o trânsito de caminhões de segunda-feira a sexta-feira, entre as 5 horas e 21 horas. Na pista expressa da marginal Tietê, o tráfego de motos também será proibido - mas as multas devem começar de fato em 15 dias.
De acordo com a prefeitura, com as restrições, haverá maior liberdade para a circulação dos chamados Veículos Urbanos de Carga (VUCs), caminhões que têm até 6,3 metros de comprimento e que podem levar mais de 4 toneladas de carga.
Até então, tais veículos - cerca de 7.000 no município - deveriam obedecer um rodízio específico. Desde o dia 2, os VUCs ficaram livres dessa restrição especial e passaram a obedecer somente os horários das 10h às 16h e das 21h às 5h, únicos períodos em que poderão circular pelo chamado centro expandido durante a semana.
Repercussão
O Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (Setcesp) diz que "recebeu com alegria" a notícia de que o VUC não terá mais que obedecer ao rodízio especial de placa par e placa ímpar para circular na Zona de Máxima Restrição à Circulação de São Paulo.
Em contrapartida, a entidade afirma que o aumento das vias restritas a circulação dos caminhões foi recebido com surpresa pela entidade. Segundo o Setcesp, o uso do trecho sul do Rodoanel para o tráfego de passagem é o mais adequado, mas a via apresenta problemas de falta de segurança, com trechos longos sem sinal de celular, vital para o bom funcionamento dos sistemas de rastreamento dos caminhões.
Fonte: UOL Notícias, 2 de agosto de 2010