Parking News

Começou dia 2 de agosto o período de adaptação para que os caminhões deixem de circular durante o período diurno nas pistas da Marginal Pinheiros e nas avenidas Bandeirantes e Roberto Marinho. Conforme veiculou o BOL Notícias, nos próximos dias, faixas informativas serão instaladas nas vias orientando os motoristas sobre as novas regras, que começarão a valer realmente em 30 dias, quando os infratores passarão a ser multados (R$ 85,12 e quatro pontos na carteira). A ideia é que tais veículos passem a utilizar o trecho sul do Rodoanel para atravessar a capital paulista.
O prazo foi estabelecido, inclusive, para que as placas sobre a proibição fiquem prontas e possam ser instaladas na via. A decisão da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) desautoriza o trânsito de caminhões de segunda-feira a sexta-feira, entre as 5 horas e 21 horas. Na pista expressa da marginal Tietê, o tráfego de motos também será proibido - mas as multas devem começar de fato em 15 dias.
De acordo com a prefeitura, com as restrições, haverá maior liberdade para a circulação dos chamados Veículos Urbanos de Carga (VUCs), caminhões que têm até 6,3 metros de comprimento e que podem levar mais de 4 toneladas de carga.
Até então, tais veículos - cerca de 7.000 no município - deveriam obedecer um rodízio específico. Desde o dia 2, os VUCs ficaram livres dessa restrição especial e passaram a obedecer somente os horários das 10h às 16h e das 21h às 5h, únicos períodos em que poderão circular pelo chamado centro expandido durante a semana.
Repercussão
O Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (Setcesp) diz que "recebeu com alegria" a notícia de que o VUC não terá mais que obedecer ao rodízio especial de placa par e placa ímpar para circular na Zona de Máxima Restrição à Circulação de São Paulo.
Em contrapartida, a entidade afirma que o aumento das vias restritas a circulação dos caminhões foi recebido com surpresa pela entidade. Segundo o Setcesp, o uso do trecho sul do Rodoanel para o tráfego de passagem é o mais adequado, mas a via apresenta problemas de falta de segurança, com trechos longos sem sinal de celular, vital para o bom funcionamento dos sistemas de rastreamento dos caminhões.
Fonte: UOL Notícias, 2 de agosto de 2010

Categoria: Cidade


Outras matérias da edição

Rotativo gital em Belo Horizonte (24/07/2010)

Belo Horizonte está prestes a se tornar a primeira capital do País a implantar sistema de estacionamento rotativo digital. Parceria de cooperação técnica, firmada em abril entre a BHTrans e a QualiCon (...)

Estacionamento (29/07/2010)

O Sem Parar/Via Fácil, sistema de pagamento automático de pedágios e estacionamentos, acaba de ser instalado no Continental Shopping, que concentra 220 lojas na zona oeste da capital, noticiou o jorna (...)

CET retira placas da marginal (29/07/2010)

Atendendo a uma recomendação do Ministério Público de São Paulo, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) já havia descoberto quase todas as placas da marginal Tietê na tarde do dia 28 de julho. O p (...)

Assim na terra como no céu (29/07/2010)

Para tentar desafogar o lotado estacionamento do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, a Infraero baixou norma prevendo que os funcionários estacionem nos arredores do terminal. Só que, no primeiro dia (...)

Reserva mais que merecida (28/07/2010)

Há cerca de seis meses, Belo Horizonte disponibiliza vagas de estacionamento para o uso exclusivo dos idosos. A medida atende à Resolução 303 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que por sua ve (...)

Pelas ruas, um cone para chamar de seu (30/07/2010)

Eles estão por toda parte, sinalizando portas de garagens e vagas de carga e descarga, embarque e desembarque de passageiros e áreas reservadas a ambulâncias, farmácias e deficientes. Na batalha diári (...)

CET não sinaliza veto a caminhão (02/08/2010)

A restrição ao tráfego de caminhões em parte da Marginal Pinheiros e em toda a extensão das avenidas dos Bandeirantes e Jornalista Roberto Marinho, na zona sul da capital, começou a valer dia 2 de ago (...)

Surpresa (agosto/2010)

O motorista está atrasado para um compromisso e encontra o caminho todo congestionado. A primeira ideia para driblá-lo é cortar por vias menores. Eis o grande susto: a manobra deu errado por conta de (...)


Seja um associado Sindepark