Parking News

Apontado como alternativa para os caminhões proibidos na Marginal do Pinheiros e nas Avenidas Bandeirantes e Jornalista Roberto Marinho, o Trecho Sul do Rodoanel deve receber pelo menos mais 33 mil veículos de carga por dia, segundo cálculos da Prefeitura e de especialistas. Mas ainda está inacabado, lembra O Estado.
Quase quatro meses após a inauguração, em 1º de abril, o Trecho Sul tem três alças de acesso em construção, sinalização provisória em alguns locais, iluminação feita só com gerador a diesel e radares em implantação. Além disso, já ganhou quatro acessos clandestinos, que são um risco aos motoristas.
Concebido para ser uma via expressa, é classificado como rodovia radial de classe zero, onde acessos aos bairros do entorno não são permitidos. Entretanto, a reportagem flagrou nesta semana a existência de quatro acessos ilegais.
Na pista sentido Trecho Oeste, altura do km 39, na região de Itapecerica da Serra, os veículos chegam a fazer fila em horários de pico no acesso clandestino.
Num canteiro de obras no km 37, tábuas sobre a lama permitem o tráfego de carros e motos entre o Rodoanel e ruas de Itapecerica da Serra. Três quilômetros adiante há outra ligação provisória numa área em construção. No km 54, na altura de Parelheiros, zona sul da capital, existe uma quarta passagem clandestina. É um acesso para os moradores do bairro, que entram no Trecho Sul e usam um retorno operacional mais à frente para chegar rapidamente à capital.
Usuários se queixam da sensação de insegurança, agravada principalmente pelo fato de os celulares não funcionarem perfeitamente em vários trechos ao longo dos 61,4 km de extensão das pistas que unem o Trecho Oeste ao complexo Anchieta/Imigrantes. A falta de sinal impede também que os rastreadores funcionem. Com isso, vários motoristas de caminhões preferem evitar a estrada, apesar de a Polícia Rodoviária Estadual garantir que nesse período de operação foram registradas apenas cinco tentativas de roubo - nenhuma de carga.
Dados da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) mostram que, em abril deste ano, o volume diário de tráfego no Trecho Sul foi de 62,9 mil veículos - 36,8 mil de passeio e 26,1 mil de carga. Esse volume cresceu em junho para 68,6 mil veículos - 44 mil de passeio e 24,6 mil de carga. E a expectativa é que aumente ainda mais.
Tudo pronto
A Secretaria de Estado dos Transportes informou, em nota, que as obras do Trecho Sul "estão concluídas", assim como o sistema de iluminação. E que "não há acesso clandestino". Sobre as entradas nos km 37 e 39, alega tratar-se "de um trecho de dois quilômetros em obras para conclusão de marginal, dando acesso aos bairros lindeiros". "Esse trecho será fechado após a conclusão dos serviços", acrescenta.
No km 40, onde a reportagem flagrou outro acesso clandestino, a justificativa é de que há "obras de implantação das bases da Polícia Rodoviária do Sistema de Ajuda ao Usuário (SAU), que estão sendo executadas entre as pistas e não interferem na trafegabilidade".
O órgão garantiu ainda que o acesso no km 54 foi fechado por barreiras de concreto - que já foram derrubadas por moradores da região, como constatou a reportagem. Os radares, diz a nota, são operados pela Polícia Rodoviária em pontos alternados. E o sinal de celular, segundo a Secretaria, é de responsabilidade das "companhias do setor".
Fonte: O Estado de S. Paulo, 30 de julho de 2010

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Rotativo gital em Belo Horizonte (24/07/2010)

Belo Horizonte está prestes a se tornar a primeira capital do País a implantar sistema de estacionamento rotativo digital. Parceria de cooperação técnica, firmada em abril entre a BHTrans e a QualiCon (...)

Estacionamento (29/07/2010)

O Sem Parar/Via Fácil, sistema de pagamento automático de pedágios e estacionamentos, acaba de ser instalado no Continental Shopping, que concentra 220 lojas na zona oeste da capital, noticiou o jorna (...)

CET retira placas da marginal (29/07/2010)

Atendendo a uma recomendação do Ministério Público de São Paulo, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) já havia descoberto quase todas as placas da marginal Tietê na tarde do dia 28 de julho. O p (...)

Assim na terra como no céu (29/07/2010)

Para tentar desafogar o lotado estacionamento do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, a Infraero baixou norma prevendo que os funcionários estacionem nos arredores do terminal. Só que, no primeiro dia (...)

Reserva mais que merecida (28/07/2010)

Há cerca de seis meses, Belo Horizonte disponibiliza vagas de estacionamento para o uso exclusivo dos idosos. A medida atende à Resolução 303 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que por sua ve (...)

Pelas ruas, um cone para chamar de seu (30/07/2010)

Eles estão por toda parte, sinalizando portas de garagens e vagas de carga e descarga, embarque e desembarque de passageiros e áreas reservadas a ambulâncias, farmácias e deficientes. Na batalha diári (...)

CET não sinaliza veto a caminhão (02/08/2010)

A restrição ao tráfego de caminhões em parte da Marginal Pinheiros e em toda a extensão das avenidas dos Bandeirantes e Jornalista Roberto Marinho, na zona sul da capital, começou a valer dia 2 de ago (...)

Surpresa (agosto/2010)

O motorista está atrasado para um compromisso e encontra o caminho todo congestionado. A primeira ideia para driblá-lo é cortar por vias menores. Eis o grande susto: a manobra deu errado por conta de (...)


Seja um associado Sindepark