Parking News

Os motoboys da cidade de São Paulo defendem a criação de uma faixa exclusiva para motos na pista expressa da marginal Tietê, em São Paulo, e criticam a proibição, que entrou em vigor dia 2 de agosto, da circulação do veículo de duas rodas na via. Segundo o BOL Notícias, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Motociclistas da Cidade de São Paulo (Sindimoto), Aldemir Alemão Martins, afirmou que a restrição vai prejudicar o trabalho da categoria, além de afetar o direito de ir e vir. "A proibição não vai salvar vidas, o que vai salvar vidas é a educação."
A proibição, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), tem o intuito de reduzir o número de acidentes na via. Nos primeiros 15 dias de vigor da nova restrição, as ações serão apenas de orientação, sem aplicação de multas.
Cálculos da CET apontam que, apesar de as motos representarem apenas 13% dos veículos que trafegam pela marginal, há registros de condutor sobre duas rodas em 32 dos 50 acidentes com mortes registrados em 2009. Com a mudança, a CET prevê a diminuição em 40% da quantidade de acidentes graves envolvendo motos na Marginal Tietê.
Martins não acredita que a proibição de trafegar na via realmente reduza o número de mortes envolvendo motociclistas. Para ele, a melhor alternativa é a criação de uma faixa exclusiva para as motos, o que iria descomplicar o trânsito nos horários de pico e, nos períodos mais tranquilos, poderia ser usada também por outros veículos.
O presidente do Sindimoto afirma que, sem a possibilidade de utilizar a marginal, os motoboys terão mais dificuldades para fazer as entregas, além de aumentar o gasto com combustível, o que será repassado ao custo dos serviços.
Mas um dos maiores problemas da medida, na opinião de Martins, é que a restrição poderá "ser copiada" e virar regra para outras vias ou até cidades.
A marginal Tietê é considerada pela CET a principal via da cidade, com 23,5 km de extensão, por onde circulam diariamente 350 mil veículos, entre eles, 45 mil motos, realizando ao todo 1,2 milhão de viagens por dia.
Fonte: BOL Notícias, 1º de agosto de 2010

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Rotativo gital em Belo Horizonte (24/07/2010)

Belo Horizonte está prestes a se tornar a primeira capital do País a implantar sistema de estacionamento rotativo digital. Parceria de cooperação técnica, firmada em abril entre a BHTrans e a QualiCon (...)

Estacionamento (29/07/2010)

O Sem Parar/Via Fácil, sistema de pagamento automático de pedágios e estacionamentos, acaba de ser instalado no Continental Shopping, que concentra 220 lojas na zona oeste da capital, noticiou o jorna (...)

CET retira placas da marginal (29/07/2010)

Atendendo a uma recomendação do Ministério Público de São Paulo, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) já havia descoberto quase todas as placas da marginal Tietê na tarde do dia 28 de julho. O p (...)

Assim na terra como no céu (29/07/2010)

Para tentar desafogar o lotado estacionamento do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, a Infraero baixou norma prevendo que os funcionários estacionem nos arredores do terminal. Só que, no primeiro dia (...)

Reserva mais que merecida (28/07/2010)

Há cerca de seis meses, Belo Horizonte disponibiliza vagas de estacionamento para o uso exclusivo dos idosos. A medida atende à Resolução 303 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que por sua ve (...)

Pelas ruas, um cone para chamar de seu (30/07/2010)

Eles estão por toda parte, sinalizando portas de garagens e vagas de carga e descarga, embarque e desembarque de passageiros e áreas reservadas a ambulâncias, farmácias e deficientes. Na batalha diári (...)

CET não sinaliza veto a caminhão (02/08/2010)

A restrição ao tráfego de caminhões em parte da Marginal Pinheiros e em toda a extensão das avenidas dos Bandeirantes e Jornalista Roberto Marinho, na zona sul da capital, começou a valer dia 2 de ago (...)

Surpresa (agosto/2010)

O motorista está atrasado para um compromisso e encontra o caminho todo congestionado. A primeira ideia para driblá-lo é cortar por vias menores. Eis o grande susto: a manobra deu errado por conta de (...)


Seja um associado Sindepark