Parking News

Belo Horizonte está prestes a se tornar a primeira capital do País a implantar sistema de estacionamento rotativo digital. Parceria de cooperação técnica, firmada em abril entre a BHTrans e a QualiConsult Ltda., empresa de tecnologia da informação, a proposta prevê a implantação de serviço de venda e fiscalização de créditos para a faixa azul por meio de aparelhos celulares, extinguindo a tradicional folhinha de papel. Conforme noticiou o jornal Estado de Minas, o projeto piloto será concluído na próxima semana e sua implantação é avaliada pela BHTrans, podendo ser iniciada antes do fim do ano.
O sistema eletrônico é ágil e em poucos segundos o motorista registra a compra de créditos. Por meio de um software instalado no celular, o condutor envia o número da placa do automóvel para uma central de dados. Imediatamente é registrada a compra do faixa azul digital, válido pelo tempo determinado na sinalização. O programa para compra de créditos será disponibilizado gratuitamente na internet, mas serão criados postos de venda em bancas de revistas, postos de combustível e outros locais, onde é possível adquirir o rotativo para casos em que a pessoa não tenha celular ou não faça a instalação do software.
"Funcionários desses estabelecimentos terão o programa instalado nos celulares e no local o motorista poderá pagar o valor do faixa azul. Em seguida, o número da placa do veículo é enviado para a central", explica José Carlos da Silva Neto, representante da empresa. Também serão firmados convênios entre a prefeitura e empresas, para que motoristas sejam bonificados com créditos de rotativo em alguns estabelecimentos.
Para garantir a manutenção do bônus de 30 minutos, que a BHTrans possibilita em caso de paradas rápidas, o software tem a opção de acionar a ferramenta sem custos. Caso estacione por apenas meia hora, o motorista não precisa pagar, como ocorre hoje.
A fiscalização também será digitalizada.
Fonte: Estado de Minas (BH), 24 de julho de 2010

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Estacionamento (29/07/2010)

O Sem Parar/Via Fácil, sistema de pagamento automático de pedágios e estacionamentos, acaba de ser instalado no Continental Shopping, que concentra 220 lojas na zona oeste da capital, noticiou o jorna (...)

CET retira placas da marginal (29/07/2010)

Atendendo a uma recomendação do Ministério Público de São Paulo, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) já havia descoberto quase todas as placas da marginal Tietê na tarde do dia 28 de julho. O p (...)

Assim na terra como no céu (29/07/2010)

Para tentar desafogar o lotado estacionamento do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, a Infraero baixou norma prevendo que os funcionários estacionem nos arredores do terminal. Só que, no primeiro dia (...)

Reserva mais que merecida (28/07/2010)

Há cerca de seis meses, Belo Horizonte disponibiliza vagas de estacionamento para o uso exclusivo dos idosos. A medida atende à Resolução 303 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que por sua ve (...)

Pelas ruas, um cone para chamar de seu (30/07/2010)

Eles estão por toda parte, sinalizando portas de garagens e vagas de carga e descarga, embarque e desembarque de passageiros e áreas reservadas a ambulâncias, farmácias e deficientes. Na batalha diári (...)

CET não sinaliza veto a caminhão (02/08/2010)

A restrição ao tráfego de caminhões em parte da Marginal Pinheiros e em toda a extensão das avenidas dos Bandeirantes e Jornalista Roberto Marinho, na zona sul da capital, começou a valer dia 2 de ago (...)

Surpresa (agosto/2010)

O motorista está atrasado para um compromisso e encontra o caminho todo congestionado. A primeira ideia para driblá-lo é cortar por vias menores. Eis o grande susto: a manobra deu errado por conta de (...)


Seja um associado Sindepark