Parking News

Não adianta fugir, os flanelinhas abordam os motoristas para vigiar os carros. "Sou obrigado a confiar porque a gente procura lugar para estacionar e nunca tem. Então, muitas vezes, deixo o carro no estacionamento, fora da vaga, mas com o freio de mão solto. Eles que ficam tomando conta", diz o estudante Felipe Fernandes à reportagem do DFTV.
O decreto que regulamenta a profissão de guardador de carros completou um ano e determina que, para tirar o registro, o flanelinha deve apresentar atestado de bons antecedentes, certidão negativa de cartórios criminais e provar que está em dia com as justiças Militar e Eleitoral.
Mesmo com a regularização, ainda há muitas pessoas trabalhando na clandestinidade. Em muitos estacionamentos de Brasília é possível encontrar flanelinhas sem identificação. Dois rapazes, por exemplo, esperavam os motoristas no Setor Bancário Sul. Quando perceberam a equipe do DFTV, desapareceram. No Setor de Autarquias, outro lavador de carros trabalhava tranquilamente.
"A gente chega, deixa o carro e, se não pagar uma gorjeta, eles riscam o veículo", diz o agente comercial Edson de Souza.
Para Reginaldo de Almeida, foi o tempo de fugir da fiscalização. "Tinha medo de eles tomarem meu estacionamento ou eu ser preso. Agora, me sinto mais seguro para trabalhar e construir minha vida normalmente", conta.
Ele é um dos 1.350 flanelinhas cadastrados e treinados pela Sedest. Recebeu crachá, colete e número de identificação. Mas, segundo uma estimativa do Sindicato dos Guardadores e Lavadores de Veículos, cinco mil pessoas ainda trabalham clandestinamente.
Fonte: programa DFTV 1ª Edição (TV Globo), 27 de julho de 2010

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Rotativo gital em Belo Horizonte (24/07/2010)

Belo Horizonte está prestes a se tornar a primeira capital do País a implantar sistema de estacionamento rotativo digital. Parceria de cooperação técnica, firmada em abril entre a BHTrans e a QualiCon (...)

Estacionamento (29/07/2010)

O Sem Parar/Via Fácil, sistema de pagamento automático de pedágios e estacionamentos, acaba de ser instalado no Continental Shopping, que concentra 220 lojas na zona oeste da capital, noticiou o jorna (...)

CET retira placas da marginal (29/07/2010)

Atendendo a uma recomendação do Ministério Público de São Paulo, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) já havia descoberto quase todas as placas da marginal Tietê na tarde do dia 28 de julho. O p (...)

Assim na terra como no céu (29/07/2010)

Para tentar desafogar o lotado estacionamento do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, a Infraero baixou norma prevendo que os funcionários estacionem nos arredores do terminal. Só que, no primeiro dia (...)

Reserva mais que merecida (28/07/2010)

Há cerca de seis meses, Belo Horizonte disponibiliza vagas de estacionamento para o uso exclusivo dos idosos. A medida atende à Resolução 303 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que por sua ve (...)

Pelas ruas, um cone para chamar de seu (30/07/2010)

Eles estão por toda parte, sinalizando portas de garagens e vagas de carga e descarga, embarque e desembarque de passageiros e áreas reservadas a ambulâncias, farmácias e deficientes. Na batalha diári (...)

CET não sinaliza veto a caminhão (02/08/2010)

A restrição ao tráfego de caminhões em parte da Marginal Pinheiros e em toda a extensão das avenidas dos Bandeirantes e Jornalista Roberto Marinho, na zona sul da capital, começou a valer dia 2 de ago (...)

Surpresa (agosto/2010)

O motorista está atrasado para um compromisso e encontra o caminho todo congestionado. A primeira ideia para driblá-lo é cortar por vias menores. Eis o grande susto: a manobra deu errado por conta de (...)


Seja um associado Sindepark