Por causa dos bons resultados, essa pequena frota será expandida para 150 ônibus - 10% do total de veículos de Curitiba - até 2012.
Os testes foram feitos comparando ônibus abastecido com óleo diesel comum e outro movido a biocombustível. "Os resultados são animadores. Não tivemos problemas de desgaste ou comprometimento dos veículos", disse Elcio Karas, gestor da área de inspeção e cadastro do transporte coletivo da Urbs (empresa da prefeitura que gerencia o transporte coletivo de Curitiba).
Os ônibus da Linha Verde são biarticulados, com capacidade para até 180 passageiros em cada veículo. Eles atendem duas áreas de grande movimentação, as regiões sul e central.
Segundo a prefeitura, os seis veículos de Curitiba são a primeira frota de ônibus do transporte coletivo do país movida 100% a biodiesel.
Nova etapa
O projeto entrou na segunda fase neste mês e terá um ano de duração. Até o mês passado, os ônibus rodavam cerca de 2.500 km/ mês. Agora passaram a trafegar em média 10 mil km, aproximadamente a mesma distância cumprida pelos ônibus convencionais que circulam pela cidade.
Fonte: Folha de S. Paulo, 1º de agosto de 2010