Parking News

O trânsito de caminhões na Marginal do Pinheiros e nas Avenidas dos Bandeirantes e Jornalista Roberto Marinho está proibido desde 2 de agosto. A medida, esperada desde a abertura do Trecho Sul do Rodoanel, em março, foi anunciada dia 28 de julho pela prefeitura. A intenção é reduzir os índices de lentidão em 20%, destaca reportagem do Estado de S. Paulo.
O novo pacote de restrições já era aguardado por empresários do setor de transporte, que reclamam do aumento de custos para percorrer a cidade. Em linhas gerais, o que o prefeito Gilberto Kassab fez foi permitir que apenas caminhões pequenos, os Veículos Urbanos de Cargas (VUCs), possam entrar no centro expandido da capital, área que concentra mais trânsito. Os caminhões maiores, agora, só estão liberados à noite. Das 21 às 5 horas do dia seguinte.
Desde novembro de 2008, os VUCs só podiam circular se respeitassem um rodízio próprio. Além daquele obedecido por veículos comuns, eles tinham de circular em dias alternados, dependendo da placa - par ou ímpar. Agora, a Prefeitura cancelou esse rodízio específico, o que reduz o custo das empresas e facilita a entrada de mercadorias na cidade.
Segundo o secretário dos Transportes, Marcelo Branco, embora as mudanças comecem a valer dia 2 de agosto, na volta às aulas da rede particular, as multas para os infratores só serão cobradas "dentro de três ou quatro semanas", quando toda a sinalização estiver instalada nas vias. A multa para quem furar as regras será de R$ 84,15 e renderá quatro pontos na carteira.
Exceções
Alguns caminhões estão livres da proibição, desde que façam cadastro na Prefeitura. Podem solicitar a isenção veículos que transportem produtos perecíveis, guinchos e caminhões que realizam obras e serviços de emergência, entre outros veículos. Os Veículos Urbanos de Carga (VUCs) estão fora da restrição, mas também precisam fazer um cadastro na Prefeitura.
Vizinhança comemora e empresas reclamam
Melhora da qualidade do ar e menos barulho durante o dia estão entre os principais benefícios da restrição aos caminhões citados por moradores vizinhos à Avenida dos Bandeirantes. Por outro lado, as empresas de carga se queixam que o Rodoanel, alternativa sugerida, não tem condições de segurança suficientes.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 29/07/2010

Categoria: Fique por Dentro


Outras matérias da edição

Rotativo gital em Belo Horizonte (24/07/2010)

Belo Horizonte está prestes a se tornar a primeira capital do País a implantar sistema de estacionamento rotativo digital. Parceria de cooperação técnica, firmada em abril entre a BHTrans e a QualiCon (...)

Estacionamento (29/07/2010)

O Sem Parar/Via Fácil, sistema de pagamento automático de pedágios e estacionamentos, acaba de ser instalado no Continental Shopping, que concentra 220 lojas na zona oeste da capital, noticiou o jorna (...)

CET retira placas da marginal (29/07/2010)

Atendendo a uma recomendação do Ministério Público de São Paulo, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) já havia descoberto quase todas as placas da marginal Tietê na tarde do dia 28 de julho. O p (...)

Assim na terra como no céu (29/07/2010)

Para tentar desafogar o lotado estacionamento do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, a Infraero baixou norma prevendo que os funcionários estacionem nos arredores do terminal. Só que, no primeiro dia (...)

Reserva mais que merecida (28/07/2010)

Há cerca de seis meses, Belo Horizonte disponibiliza vagas de estacionamento para o uso exclusivo dos idosos. A medida atende à Resolução 303 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que por sua ve (...)

Pelas ruas, um cone para chamar de seu (30/07/2010)

Eles estão por toda parte, sinalizando portas de garagens e vagas de carga e descarga, embarque e desembarque de passageiros e áreas reservadas a ambulâncias, farmácias e deficientes. Na batalha diári (...)

CET não sinaliza veto a caminhão (02/08/2010)

A restrição ao tráfego de caminhões em parte da Marginal Pinheiros e em toda a extensão das avenidas dos Bandeirantes e Jornalista Roberto Marinho, na zona sul da capital, começou a valer dia 2 de ago (...)

Surpresa (agosto/2010)

O motorista está atrasado para um compromisso e encontra o caminho todo congestionado. A primeira ideia para driblá-lo é cortar por vias menores. Eis o grande susto: a manobra deu errado por conta de (...)


Seja um associado Sindepark