Parking News

O secretário municipal dos Transportes de São Paulo, Jilmar Tatto, disse ontem, 9, que a Prefeitura estuda criar uma faixa exclusiva para taxistas, vans escolares e veículos com mais de dois passageiros no Corredor Norte-Sul. A medida seria uma resposta à reivindicação de taxistas de poderem circular pela faixa de ônibus, o que foi descartado pela secretaria, noticiou O Estado.
Conforme a pasta, "o entendimento é de que a prioridade é para os ônibus" nas faixas exclusivas, pois ficam localizadas à direita, com possibilidade de acesso a garagens e conversões de veículos. Já os taxistas alegam que as faixas dificultam o trabalho. Em contrapartida, a Prefeitura analisa uma nova medida na Avenida 23 de Maio, apelidada de "Faixa Solidária".
Há dois anos, o prefeito Gilberto Kassab já havia pedido uma análise sobre o assunto à Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Uma das ideias era usar as faixas reversíveis em operação na cidade, como as da Radial Leste, da Avenida Luís Dumont Villares e das Pontes dos Remédios e das Bandeiras.
Os primeiros testes de carona solidária em São Paulo ocorreram em 1997 e 1998. Foram adotadas faixas exclusivas para veículos com pelo menos dois passageiros nas Avenidas Radial Leste, Santos Dumont, João Dias e Nações Unidas (na continuação da Marginal do Pinheiros), além da Ponte do Piqueri. O projeto, que incluía aplicação de multas por invasão, chegou a ter 80% de aprovação, mas acabou sendo descartado em 2000.
Nesta segunda, a cidade de São Paulo alcançou a marca de 150 km de faixas exclusivas de ônibus à direita, uma meta de campanha do prefeito Fernando Haddad (PT). Foram instalados 9,9 km de faixas exclusivas em vários pontos da capital. A Prefeitura ainda planeja abrir mais 70 km para restrições, totalizando 220 km até o fim de 2013.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 10 de setembro de 2013

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Tecnologia visa melhorias (06/09/2013)

Alternativas para o carro são buscadas em todas as grandes cidades do mundo, seja porque o cidadão não quer passar horas no trânsito, seja pelo custo de combustível. Dados do Departamento Nacional de (...)

Transporte público ainda é ruim (09/09/2013)

A criação de corredores de ônibus faz parte da solução para equilibrar melhor os espaços na cidade para os carros e para o transporte público. Mas o serviço prestado pelos ônibus e metrô em São Paulo (...)

Estacionamento a preço de ouro (05/09/2013)

Qual é o preço da comodidade e da segurança? No setor central de Brasília, uma vaga de garagem custa até R$ 75 mil. O preço do metro quadrado para deixar o veículo chega a R$ 6 mil, o dobro do valor d (...)

Estado também aposta em corredores (07/09/2013)

Com a visibilidade das faixas exclusivas para ônibus, implementadas pela Prefeitura, e um número limitado de feitos na área de transportes até as eleições do ano que vem, o governo do Estado decidiu t (...)

Recifenses avançam o sinal vermelho (06/09/2013)

No Recife, um motorista é multado por avanço de sinal a cada 17 minutos. Avançar o sinal vermelho é a terceira maior infração de trânsito registrada na cidade. Entre janeiro e julho deste ano, a Compa (...)


Seja um associado Sindepark