Parking News

Passados quase 20 anos da desativação da estatal Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC), São Paulo pode voltar a ter uma empresa pública de ônibus. O prefeito Fernando Haddad encomendou um estudo para criar a empresa para socorrer a população em situações como a paralisação do dia 4, que prejudicou 200 mil pessoas, e até rodar permanentemente em áreas com poucas linhas ou consideradas deficitárias, noticiou O Estado.
Além de encomendar o estudo, Haddad já se reuniu com o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para checar a viabilidade técnica da estatal. Na avaliação do prefeito, ter uma frota própria daria mais independência à administração municipal em momentos de crise. "O que não podemos é continuar reféns de um sistema em que, quando o empresário está de mau humor ou com problemas de gestão, compromete o serviço público", disse.
Ele afirmou, no entanto, que a ideia é que a empresa faça intervenções localizadas. "Não seria uma companhia que absorvesse todo o sistema, como a antiga CMTC, mas uma companhia que, em casos como esse (de paralisação), tenha condições de operar o sistema sem prejuízo para a população", disse o prefeito.
Haddad definiu que o projeto funcionaria como um Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (Paese) "melhorado". Ele disse também que a companhia poderia operar definitivamente em determinadas áreas da cidade. "Isso pode vir a acontecer em uma área específica, até para haver uma comparabilidade com o setor privado. Nós estabeleceríamos marcos de eficiência do setor privado e setor público, no sentido de dar transparência ao sistema."
Segundo o prefeito, o Município tem prazo de um ano para tomar as decisões relativas à empresa, após o fim do estudo.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 5 de setembro de 2013

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Tecnologia visa melhorias (06/09/2013)

Alternativas para o carro são buscadas em todas as grandes cidades do mundo, seja porque o cidadão não quer passar horas no trânsito, seja pelo custo de combustível. Dados do Departamento Nacional de (...)

Transporte público ainda é ruim (09/09/2013)

A criação de corredores de ônibus faz parte da solução para equilibrar melhor os espaços na cidade para os carros e para o transporte público. Mas o serviço prestado pelos ônibus e metrô em São Paulo (...)

Estacionamento a preço de ouro (05/09/2013)

Qual é o preço da comodidade e da segurança? No setor central de Brasília, uma vaga de garagem custa até R$ 75 mil. O preço do metro quadrado para deixar o veículo chega a R$ 6 mil, o dobro do valor d (...)

Estado também aposta em corredores (07/09/2013)

Com a visibilidade das faixas exclusivas para ônibus, implementadas pela Prefeitura, e um número limitado de feitos na área de transportes até as eleições do ano que vem, o governo do Estado decidiu t (...)

Recifenses avançam o sinal vermelho (06/09/2013)

No Recife, um motorista é multado por avanço de sinal a cada 17 minutos. Avançar o sinal vermelho é a terceira maior infração de trânsito registrada na cidade. Entre janeiro e julho deste ano, a Compa (...)


Seja um associado Sindepark