Parking News

O Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) fez uma pesquisa para testar os sistemas de ônibus e metrô. O levantamento foi realizado nos horários de pico e começou por São Paulo e Belo Horizonte. Foram constatadas diversas irregularidades nos trens e coletivos. Na capital mineira, 23 falhas foram registradas no metrô. Um das reclamações é o excesso de usuários. O intervalo entre os trens também aparece entre os problemas. O previsto pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) é de quatro a sete minutos, mas os passageiros dizem que demora mais.
A hora de tentar entrar ou sair da estação é outro transtorno. Nos horários de pico, um aglomerado de gente se forma nas escadas. Usuários reclamam ainda da altura entre a plataforma e o vagão. Em alguns trechos, a distância é um perigo para quem tem dificuldade de andar.
A situação é complicada também para quem depende dos ônibus. De acordo com a pesquisa, das onze viagens feitas durante o levantamento em Belo Horizonte, em seis foi constatado que o motorista conduzia o veículo de forma inadequada. Ônibus que demoram pra passar e param longe das calçadas também estão entre as queixas.
Os serviços públicos são considerados relação de consumo e, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, eles devem ser prestados de forma adequada, eficiente e segura.
A Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) informou que está desenvolvendo um programa de treinamento para motoristas, em que são abordadas reclamações como as citadas na reportagem do G1. O profissional que não atingir a pontuação necessária vai passar por uma segunda reciclagem.
De acordo com a CBTU, foram implantadas duas viagens a mais, por sentido, no período mais movimentado da tarde. Segundo a companhia, foram feitos testes para verificar a viabilidade de operar com trens de maior capacidade em horários de pico, mas serão necessários investimentos, caso a medida entre em operação.
A CBTU informou ainda que a distância entre as plataformas e os trens obedece às regras e, quando há problemas, os passageiros são avisados. Ainda segundo a empresa, seguranças orientam o movimento dos passageiros nas estações.
Fonte: portal G1, 6 de setembro de 2013

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Tecnologia visa melhorias (06/09/2013)

Alternativas para o carro são buscadas em todas as grandes cidades do mundo, seja porque o cidadão não quer passar horas no trânsito, seja pelo custo de combustível. Dados do Departamento Nacional de (...)

Transporte público ainda é ruim (09/09/2013)

A criação de corredores de ônibus faz parte da solução para equilibrar melhor os espaços na cidade para os carros e para o transporte público. Mas o serviço prestado pelos ônibus e metrô em São Paulo (...)

Estacionamento a preço de ouro (05/09/2013)

Qual é o preço da comodidade e da segurança? No setor central de Brasília, uma vaga de garagem custa até R$ 75 mil. O preço do metro quadrado para deixar o veículo chega a R$ 6 mil, o dobro do valor d (...)

Estado também aposta em corredores (07/09/2013)

Com a visibilidade das faixas exclusivas para ônibus, implementadas pela Prefeitura, e um número limitado de feitos na área de transportes até as eleições do ano que vem, o governo do Estado decidiu t (...)

Recifenses avançam o sinal vermelho (06/09/2013)

No Recife, um motorista é multado por avanço de sinal a cada 17 minutos. Avançar o sinal vermelho é a terceira maior infração de trânsito registrada na cidade. Entre janeiro e julho deste ano, a Compa (...)


Seja um associado Sindepark