Parking News

A ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo, participa da 19ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, de 10 a 13 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Nesta edição, o público poderá acompanhar a operação da Linha 4-Amarela a partir do estande de 60 m² montado na Metroferr, feira que ocorre paralelamente à Semana. Além de todo o aparato tecnológico do estande, a concessionária também marcará presença nos debates em torno do tema do evento "Os Desafios da Mobilidade Sustentável", informa o jornal DCI.
No espaço destinado ao estande da concessionária, uma réplica do sinóptico do Centro de Controle Operacional (CCO), similar ao existente no Pátio Vila Sônia, mostrará em tempo real a operação, incluindo imagens das câmeras das estações e trens. Um conjunto de oito monitores de 46 polegadas compõe o painel que transmite a operação da Linha 4-Amarela.
O CCO é responsável, entre outras atribuições, por programar a velocidade dos trens e o número de viagens por meio do sistema de comunicação CBTC (Controle de Trens Baseado em Comunicação), que permite a operação automática dos trens sem a presença do condutor. Para tornar o ambiente ainda mais próximo da realidade da operação de uma linha metroviária, a concessionária inova e transmite em tempo real o áudio de um dos trens da Linha 4. Diretamente ligado à operação, outro monitor mostrará o status operacional das cinco linhas de metrô de São Paulo. Para completar a ambientação, serão veiculadas as mensagens educativas, de segurança e orientação transmitidas diariamente nos monitores dos trens e das estações.
Fonte: DCI (SP), 10 de setembro de 2013

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Tecnologia visa melhorias (06/09/2013)

Alternativas para o carro são buscadas em todas as grandes cidades do mundo, seja porque o cidadão não quer passar horas no trânsito, seja pelo custo de combustível. Dados do Departamento Nacional de (...)

Transporte público ainda é ruim (09/09/2013)

A criação de corredores de ônibus faz parte da solução para equilibrar melhor os espaços na cidade para os carros e para o transporte público. Mas o serviço prestado pelos ônibus e metrô em São Paulo (...)

Estacionamento a preço de ouro (05/09/2013)

Qual é o preço da comodidade e da segurança? No setor central de Brasília, uma vaga de garagem custa até R$ 75 mil. O preço do metro quadrado para deixar o veículo chega a R$ 6 mil, o dobro do valor d (...)

Estado também aposta em corredores (07/09/2013)

Com a visibilidade das faixas exclusivas para ônibus, implementadas pela Prefeitura, e um número limitado de feitos na área de transportes até as eleições do ano que vem, o governo do Estado decidiu t (...)

Recifenses avançam o sinal vermelho (06/09/2013)

No Recife, um motorista é multado por avanço de sinal a cada 17 minutos. Avançar o sinal vermelho é a terceira maior infração de trânsito registrada na cidade. Entre janeiro e julho deste ano, a Compa (...)


Seja um associado Sindepark