O preço da gasolina recuou 3,94% em média no Brasil em junho, segundo dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgados dia 7 de julho pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi a primeira redução mensal neste ano, destaca o G1.

Variação do preço dos combustíveis
Etanol Gasolina
Belém
-5,8% em junho; +8,2% no ano -2,1% em junho; +1,6% no ano
Belo Horizonte
-7,6% em junho; + 12,4% no ano -2,9% em junho; +13,4 no ano
-10% em junho; -2,2% no ano -2,5% em junho; -0,3% no ano
Curitiba
-12% em junho; +3,6% no ano -5,4% em junho; + 4% no ano
Fortaleza
-7,2% em junho; +9,8% no ano -2,9% em junho; +1,8% no ano
Goiânia
-15% em junho; +6,6% no ano -5,7% em junho; +6,7% no ano
Porto Alegre
-15% em junho; +4,8% no ano -5,6% em junho; +4,8% no ano
Recife
-3,3% em junho; +12% no ano -2,8% em junho; +0,9 no ano
-9,7% em junho; +13,5% no ano -3,2% em junho; +8,2% no ano
Salvador
-10% em junho; -0,3% no ano -6,5% em junho; -6% no ano
-7% em junho; -3,5% no ano -3,2% em junho; +8,8% no ano

"A gasolina está mais cara do que no ano passado (...). É o primeiro mês em que a gasolina cai em 2011. Apesar disso, a queda não foi suficiente para devolver todo o aumento acumulado ao longo do ano", explica Eulina Nunes dos Santos, da coordenação de índices de preços do IBGE.
O preço do álcool continuou apresentando baixa em junho, de 8,84% na média, porém menor que a vista em maio (11,34%). "É o segundo mês em que o etanol apresenta queda, e duas quedas fortes. Mesmo assim, não devolveu o aumento que teve ao longo dos primeiros meses do ano", diz Eulina.
No acumulado do ano, o álcool registra 5,95% de alta; a gasolina, 6,15%.
Por região
Em junho, o etanol ficou mais barato em todas as regiões pesquisadas. A maior queda foi de 15%, em Goiânia e em Porto Alegre. No acumulado do ano, oito regiões registram alta. Em seis meses, o combustível apresenta queda em São Paulo, Brasília e Salvador. A gasolina também caiu em todas as regiões no mês passado. A principal baixa, de 5,7%, foi em Goiânia. No acumulado do ano, nove regiões registram alta; as exceções são Salvador e Brasília.
Gás veicular
O preço do gás veicular teve leve alta em junho (0,3%) na média do país. No acumulado do ano, registra aumento de 2,65%. Nas quatro regiões pesquisadas (Fortaleza, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo), ele subiu nas três primeiras e teve queda de 4,97% na última.
Carro zero e usado
A inflação do carro zero teve ligeira queda no mês passado, de 0,67%, tendência apresentada em todas as regiões consultadas pelo IBGE. No ano, acumula baixa de 1,99%. Para o carro usado, o preço registrou leve alta em junho (0,4%) e, no primeiro semestre, ficou 1,64% mais barato na média do país.
Motos
O preço das motos também variou pouco no mês passado (0,14%). No ano, apresenta ligeira alta de 0,36%.
Fonte: portal G1, 7 de julho de 2011

PM separa 70 brigas de trânsito por a (10/07/2011)

O corretor de seguros Gilberto deu uma bronca em um motorista de táxi que lhe cortou a frente. Ao ouvir um atravessado "não reclama porque você ainda está vivo", não pensou duas vezes. Partiu para a b (...)