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Na prática, a frota de mais de 32 mil táxis da cidade pode ser impedida de trafegar nas pistas exclusivas, como Rebouças e Nove de Julho, mesmo com passageiros. A decisão deve ser tomada no mês que vem, após a conclusão de estudos pela comissão designada pelo secretário dos Transportes, Marcelo Branco, para apresentar em 40 dias os resultados. As informações são da Folha de S. Paulo.
O prefeito Gilberto Kassab já deu declarações, em anos anteriores, dizendo que a autorização, com caráter precário, não seria revogada.
Agora, a Secretaria dos Transportes diz que, devido à necessidade de dar prioridade ao transporte público e aumentar a velocidade dos ônibus nos corredores, "é necessário que se faça uma avaliação mais profunda".
Empresas de ônibus alegam que a lentidão dos coletivos nessas pistas é agravada pelo excesso de interferências, como os táxis.
A meta era que a velocidade dos ônibus nesses corredores fosse superior a 20 km/h, mas, na prática, alguns mantêm um ritmo um pouco mais de metade disso.
Segundo a prefeitura, a comissão não vai reavaliar por enquanto a autorização para que carros de passeio usem os corredores de madrugada e em alguns horários dos finais de semana - por avaliar que são períodos ociosos.
Natalício Bezerra da Silva, presidente do sindicato dos taxistas, afirma que Kassab "deve ser sensível" e não retirar a autorização. "O táxi não atrapalha o ônibus porque ele tem velocidade maior que o ônibus. O táxi no corredor não beneficia só o táxi, beneficia o público em geral. Se você tem de chegar no horário, deixa o carro e vai de táxi, porque você sabe que o táxi vai pelo corredor e chega mais rápido", afirmou.
Fonte: Folha de S. Paulo, 7 de julho de 2011

Categoria: Geral


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