Quem precisa comprar ou vender carro costuma circular pelas feiras de automóveis montadas em vários pontos da Grande São Paulo, onde passam cerca de 7 mil veículos por semana. Entretanto, é preciso ficar atento aos golpistas que tentam se aproveitar da boa-fé de quem deseja fechar um negócio, destaca o G1. "A vantagem da feira é que tem mais oportunidade de verem o seu carro", explica a dona de casa Rosimeire Franzoloso. Mas a garantia de um bom negócio não está só no motor regulado e na lataria impecável. "Já tentaram me passar um cheque roubado", conta o comerciante Weber Schinzari.
"Tem que tomar cuidado com tudo, procurar um despachante, fazer levantamento. Aí pode fazer uma compra segura", alerta o aposentado Joel Cardoso. Cada participante recebe um papel para escrever a oferta. No verso tem as dicas para evitar golpes.
Os organizadores de feiras orientam que as pessoas acertem a compra ou a venda no evento, mas que o negócio só seja fechado mesmo num dia útil, de preferência, no banco. Eduardo Ribeiro dos Santos recomenda que a transferência só seja feita no cartório após o dinheiro estar efetivamente em conta.
Golpe
Quando essas recomendações não são seguidas, o prejuízo pode ser grande. Foi o que aconteceu com um rapaz que não quis se identificar. "Passei o número da conta, fiquei esperando o dinheiro cair, fui consultar a conta, estava o valor vinculado, veio com essa história que era cheque administrativo, ia cair no fim do dia."
Imagens foram feitas pela câmera de segurança de um prédio pouco depois que o rapaz saiu do banco com o suposto comprador - um golpista que acabou o convencendo a entregar o carro antes de os R$ 32.800 caírem na conta. "O cheque voltou como roubado. Aí levou o carro e já era."
Fonte: portal G1, 11 de julho de 2011

PM separa 70 brigas de trânsito por a (10/07/2011)

O corretor de seguros Gilberto deu uma bronca em um motorista de táxi que lhe cortou a frente. Ao ouvir um atravessado "não reclama porque você ainda está vivo", não pensou duas vezes. Partiu para a b (...)