O preço dos carros novos registrou queda em junho, enquanto o dos usados subiu, de acordo com o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) dia 7 de julho. No sexto mês do ano, o preço do automóvel novo recuou 0,67%, em média, enquanto o do automóvel usado aumentou 0,43%. No primeiro semestre, os veículos novos acumulam queda de 1,99% e os usados, de 1,64%, ressalta o InfoMoney. Levando em conta os últimos 12 meses terminados em junho, o preço dos carros novos caiu 3,81% e o dos usados registrou queda de 3,24%.
Carros zero
No caso dos carros novos, Goiânia registrou a maior queda nos preços em junho, de 1,80%. Em seguida, aparecem Curitiba (-1,17%) e São Paulo (-1,16%). Por outro lado, o destaque de alta ficou com Recife, onde o preço dos automóveis novos subiu 0,63%.
Na tabela abaixo, é possível conferir a variação dos preços de carros novos, em junho, no acumulado do ano e em 12 meses, nas 11 capitais analisadas pelo IBGE:

Capital            Junho      Acumulado     12 Meses
R. Janeiro       -0,02%     -0,80%          -3,17%
Porto Alegre     0,07%     -2,16%          -2,42%
B. Horizonte     -0,40%    -1,52%          -3,07%
Recife              0,63%     -0,15%          -4,02%
São Paulo         -1,16%    -2,71%         -4,95%
D. Federal        -0,65%     -1,69%         -2,98%
Belém              -0,18%     -2%             -0,38%
Fortaleza          -0,59%     -1,60%         -4,84%
Salvador          -0,20%     -2,41%         -3,65%
Curitiba            -1,17%     -2,40%         -3,26%
Goiânia             -1,80%     -2,05%        -2,29%
Brasil                -0,67%     -1,99%        -3,81%
Fonte: IBGE

Carros usados
Considerando os preços dos carros usados, Salvador foi a capital onde houve a maior alta no mês passado, de 2,96%. Já Belo Horizonte registrou a maior queda, de 2,56%.
No primeiro semestre, a maior alta também ficou com Salvador (9,73%) e a maior queda, com Belém, onde os preços dos usados caíram 4,48%. Na tabela abaixo, é possível conferir a variação dos preços de carros usados em cada capital, em junho, no acumulado do ano e em 12 meses:

Capital            Junho       Acumulado      12 Meses
R. Janeiro        2,32%      -1,02%           -7,40%
P. Alegre         1,37%      -0,39%            -1,40%
B. Horizonte    -2,56%      -2,75%           -3,09%
Recife             -0,05%      -3,68%           -6,69%
São Paulo        1,15%       -1,24%           -3,56%
D. Federal        1,97%       -2,89%           -4,73%
Belém             -0,90%       -4,48%           -4,58%
Fortaleza          0,06%       -2,63%           -6,45%
Salvador          2,96%        9,73%           18,52%
Curitiba           -1,86%       -4,39%           -5,43%
Goiânia            -1,10%       -3,83%           -2%
Brasil               0,43%        -1,64%           -3,24%
Fonte: IBGE

Outros itens
Considerando o grupo veículo próprio do IPCA, em junho, pode-se verificar quedas no preço do reboque (-0,48%), da pintura do veículo (-0,37%) e do pneu e câmara de ar (-0,07%). Por outro lado, no período, as maiores altas ficaram com o estacionamento (1,80%), seguro voluntário do veículo (1,11%), aluguel de veículo (0,97%) e conserto de automóvel (0,95%).
No acumulado do ano, os preços que mais subiram no grupo foram o da pintura de veículo (9,98%), estacionamento (9,56%) e da lubrificação e lavagem (8,24%). O único item que ficou mais barato foi a motocicleta (-0,36%).
Fonte: site InfoMoney, 7 de julho de 2011

PM separa 70 brigas de trânsito por a (10/07/2011)

O corretor de seguros Gilberto deu uma bronca em um motorista de táxi que lhe cortou a frente. Ao ouvir um atravessado "não reclama porque você ainda está vivo", não pensou duas vezes. Partiu para a b (...)