Os semáforos de Bengala Ocidental, no nordeste da Índia, vão amenizar a espera dos pedestres com melodias de Rabindranath Tagore, após a decisão das autoridades locais, para mudar a imagem da capital, Calcutá. A música de Tagore, o único Nobel de Literatura de nacionalidade indiana, será tocada quando o semáforo ficar vermelho, em uma tentativa do governo local de transformar a confusa cidade "mais parecida com Londres", de acordo com as autoridades. A reportagem é da EFE.
A decisão, por enquanto um projeto piloto, está atraindo os elogios dos setores da comunidade artística e intelectual da capital bengali, mas já levantou os comentários sarcásticos da oposição desta populosa região da Índia.
"Nossa chefe de governo (Mamata Banerjee) tem alguns sonhos sobre Calcutá e quer recuperar aqueles dias nos quais foi uma das cidades mais importantes e belas do mundo", afirmou à agência indiana "Ians" o pintor indiano Suvaprasanna.
Calcutá já foi o principal centro cultural e financeiro do subcontinente, e capital do Império Britânico, mas na atualidade sofre um tráfego caótico que os motoristas, como em outras cidades indianas, costumam regular a buzinadas.
"Antes devemos controlar o uso das buzinas nas ruas para controlar o barulho e será só então quando possamos desfrutar das canções de Tagore", acrescentou Suvaprasanna.
Fonte: agência EFE, 8 de julho de 2011

PM separa 70 brigas de trânsito por a (10/07/2011)

O corretor de seguros Gilberto deu uma bronca em um motorista de táxi que lhe cortou a frente. Ao ouvir um atravessado "não reclama porque você ainda está vivo", não pensou duas vezes. Partiu para a b (...)