O fluxo de veículos leves em rodovias com pedágio aumentou 4,2% em junho, na comparação com maio, considerando os dados dessazonalisados, conforme apontam os dados da ABCR (Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias) divulgados dia 8 de julho. A alta é resultado do aumento da renda e do emprego. "Esses dois fatores têm impacto direto na movimentação dos leves, que responde ao ritmo aquecido do mercado de trabalho, que significa novos postos de trabalhos sendo criados e renda em alta", explicou ao InfoMoney a economista Alessandra Ribeiro, da Tendências Consutoria Integrada, responsável pelo levantamento.
Quanto ao fluxo de veículos pesados, houve recuo de 0,5%. "O dado de junho vem em linha com o cenário observado desde meados do ano passado, sem tendência clara de retomada do crescimento da indústria", disse a economista.
Considerando o fluxo total de veículos, houve alta de 2,6% no mês passado, em relação a maio.
Aumento na análise anual
Frente a junho de 2010, houve avanço de 10,2% no fluxo total de veículos em rodovias pedagiadas. Nos últimos 12 meses, o aumento foi de 9,1%.
Considerando apenas os veículos leves, o fluxo na comparação com junho do ano passado foi 11% maior, ao passo que o fluxo dos pesados no mesmo período avançou 7,9%. Confira, na tabela abaixo, as variações dos fluxos em estradas pedagiadas:
Taxa de crescimento do fluxo pedagiado
Índice      Jun 2011/Jun 2010    Jun 2011/Maio 2011   12 meses
Geral       10,2%                      2,6%                        9,1%
Leves       11%                        4,2%                        8,9%
Pesados     7,9%                     -0,5%                       9,7%
Fonte: ABCR/Tendências Consultoria

São Paulo e Rio de Janeiro
São Paulo registrou aumento no fluxo de veículos em rodovias com pedágio na comparação mensal, anual e nos últimos 12 meses. Comparando o mês passado com maio, o aumento foi de 2,1%. Na comparação com junho do ano passado, houve avanço de 10,8%. Nos últimos 12 meses, a alta foi de 12%.
Considerando os veículos leves, houve aumento de 4,1% no fluxo, na comparação com maio, e alta de 12% frente a junho de 2010. Nos últimos 12 meses, a elevação foi de 11,7%.
No Rio de Janeiro, frente a maio, o fluxo de veículos subiu 2,6%. Já na comparação com junho de 2010, o fluxo em rodovias pedagiadas na capital do Rio foi 8,8% maior. Nos últimos 12 meses, o incremento foi de 5%.
Considerando os veículos leves, houve alta de 3,3% no mês passado, frente a maio, e de 9,2% frente a junho do ano passado. Nos últimos 12 meses, houve elevação de 4,6%.
Fonte: site InfoMoney, 8 de julho de 2011

PM separa 70 brigas de trânsito por a (10/07/2011)

O corretor de seguros Gilberto deu uma bronca em um motorista de táxi que lhe cortou a frente. Ao ouvir um atravessado "não reclama porque você ainda está vivo", não pensou duas vezes. Partiu para a b (...)