Os preços apurados são os praticados no mercado e não os divulgados pelas montadoras, que são apenas uma referência ao consumidor, já que muitos veículos são vendidos abaixo ou acima da tabela.
Apesar do grande número de marcas disponíveis para o consumidor, a Honda detém quase 80% das vendas e, por isso, tem maior peso na composição final do índice mensal de preços. Isso porque o estudo leva em conta o volume de vendas de cada marca e faz a média ponderada de preços.
As motocicletas da marca registraram queda de 1,47% no segundo mês do ano. Os modelos da Sundown e Yamaha também apresentaram quedas, de 0,91% e 0,76%, respectivamente.
A estabilidade dos preços das motocicletas ajuda o setor a manter as vendas aquecidas, segundo a AutoInforme. No entanto, dados da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) mostram que, no mês passado, houve queda de 4,6% nas vendas dos veículos de duas rodas, frente a janeiro.
Fonte: InfoMoney, 27 de março de 2009