Parking News

Sem as mudanças na lei, propostas pela MP (Medida Provisória) 451/08, o preço do DPVAT (Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres) aumentará 23% apenas neste ano, com tendência de crescimento gradual para os próximos anos, segundo estimativa da Susep (Superintendência de Seguros Privados). A informação é do InfoMoney.
A medida estabelece uma nova tabela para as indenizações em caso de danos físicos permanentes. De acordo com a entidade, já existe uma tabela, porém, seu conteúdo é de difícil entendimento, o que permitia desigualdade no pagamento das indenizações, com a aplicação de critérios subjetivos ou até mesmo arbitrários.
Ainda segundo a Susep, o aumento no preço seria necessário para compensar a alta nos gastos ocasionada pelo aumento na sinistralidade. Entre 2003 e 2007, houve um acréscimo de 1.300% nas indenizações. Somente os pagamentos feitos para pessoas com danos físicos permanentes ficaram em R$ 150 milhões em 2007, contra R$ 3 milhões cinco anos antes, o que representa um aumento de 4.900%.
Até o ano passado, a tentativa de compensar essas altas vinha sendo feita por meio de reajustes nos prêmios acima dos índices de inflação, para os 40 milhões de proprietários de veículos. Caso esses aumentos continuem acontecendo, irão gerar impactos negativos sobre a inflação e as tarifas de transportes.
A votação da MP 451 deveria ter sido feita na Câmara dos Deputados no dia 26, porém, foi adiada para a próxima semana, devido ao andamento de um acordo sobre ela.
Fonte: InfoMoney, 27 de março de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

SP vai anular 2 mil multas de rozio (28/03/2009)

A Secretaria Municipal dos Transportes (SMT) vai anular aproximadamente 2 mil multas de rodízio que foram registradas indevidamente por alguns radares de fiscalização de trânsito de São Paulo, noticio (...)

Seu talão vale milhões (29/03/2009

Na noite do dia 20 de março, dois guardadores, um homem e uma mulher, com coletes não numerados, circulavam no trecho do Rio Rotativo da Avenida Atlântica, entre as ruas Sá Ferreira e Souza Lima, em C (...)

Choque de ordem nas vagas (30/03/2009)

A falta de controle dos estacionamentos em áreas públicas da cidade, revelada dia 29 pelo jornal O Globo, levou o prefeito Eduardo Paes a decidir retomar, até o fim de abril, o contrato com o consórci (...)

Livre x ocupado: táxis devem seguir nova regra (23/03/2009)

Os táxis comuns (amarelos) terão de cumprir uma nova regra no Rio de Janeiro. Os veículos deverão adaptar um dispositivo que ficará aceso quando o carro estiver ocupado e apagado quando