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Com um intervalo de mais de cem anos, uma nova ligação por trilhos entre Santo Amaro (zona sul de SP) e o centro de São Paulo começa a ter contornos bem definidos. Em 1913, era o bonde elétrico que deixava o então centro do município santo-amarense - que passou a fazer parte de São Paulo em 1935 - para ir "à cidade", como diziam os moradores da época. A linha, que também entrou para a história por ser a última em funcionamento na cidade, parou em 1968, lembra a Folha.
Com a inauguração da estação Adolfo Pinheiro, prevista para dezembro, são os trilhos do metrô que vão seguir na mesma direção.
Em agosto, começa a escavação do túnel da linha 5-lilás, que sairá da estação e vai até a região da Vila Mariana.
As escavações para a construção da parada, em Santo Amaro, começaram em 2009. O governo prometia entregar a obra em 2010, mas a estação só vai estar operando plenamente em abril de 2014.
O tempo é quase o mesmo gasto na construção do primeiro trecho da linha lilás, que tem seis estações.
"Um dos problemas aqui é esta adutora da Sabesp. A antiga, de 1920, era de ferro fundido", disse Jurandir Fernandes, secretário de Transportes Metropolitanos.
No dia 7, ele guiou a reportagem da Folha pela nova estação. Só a troca de 850 metros da adutora, segundo o governo, atrasou as obras da estação em um ano e meio.
Outro motivo de atraso foram as paradas por ordem judicial, devido ao processo que apura suspeitas de fraude na licitação da linha.
Com a obra na Adolfo Pinheiro na reta final, o maior desafio será escavar o túnel.
Serão usados três tatuzões, máquinas gigantes que escavam o solo. Elas vão operar por baixo de avenidas como Adolfo Pinheiro, Santo Amaro, Bandeirantes e Ibirapuera, ladeadas por prédios.
"É um processo seguro, porque não usa explosivos", afirma Jurandir Fernandes.
O antigo bonde chegava ao centro em cerca de 40 minutos. O metrô, quando toda a linha 5-lilás estiver pronta, em meados de 2016, deverá demorar quase isso.
Fonte: Folha de S. Paulo, 11 de maio de 2013

Categoria: Geral


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