Parking News

Os problemas de trânsito afetam a saúde de quem mora em São Paulo. O estresse está relacionado aos problemas cardíacos - principal causa de mortes no estado. O dado é preocupante: são 27 mil mortes por ano, 75 por dia. O coração do paulista anda maltratado: pela alimentação com muita gordura, pela pressão alta, pelo estresse do dia a dia, ressalta reportagem do Bom dia Brasil.
A cidade pulsa, e o coração do paulistano sofre. Imagine enfrentar engarrafamento a semana inteira. "Fica um pouco estressado, mas é do dia a dia", diz um motorista.
Na correria da Avenida Paulista, centro financeiro da capital, falta tempo até para se alimentar. "Fast food, coisa rápida mesmo, o que der para correr mais rápido. A saúde fica difícil de cuidar", afirma um homem.
Algumas situações de trabalho também podem prejudicar o coração. "A pressão cada vez mais constante no trabalho, a situação de obrigatoriedade em relação a cumprir metas e prazos, a situação social de iminência de perda do emprego e de conseguir um emprego inicial, tudo isso afeta e faz com que você também fique fragilizado. Ao ficar fragilizado você tem risco de ter um ataque cardíaco", afirma o cardiologista Marcelo Ferraz Sampaio.
Os médicos lembram que os fatores que mais agridem o coração são stress, diabetes, pressão alta, cigarro, sedentarismo, colesterol alto. E são justamente as doenças cardíacas que mais provocam mortes no estado de São Paulo. A Secretaria de Saúde fez um levantamento e descobriu que por dia 75 pessoas morrem vítimas de doenças do coração no estado.
O cardiologista diz que boa parte poderia ser evitada. "As pessoas devem olhar sua pressão arterial, não fumar, ter uma dieta adequada, fazer exercícios físicos, levar uma vida saudável e sem stress. Sempre que possível buscar atendimento quando iniciar algum sintoma. Uma dor no peito ou uma falta de ar, não ficar postergando isso e buscar o atendimento inicial com avaliação desses sintomas", ressalta Marcelo Ferraz Sampaio.
O cardiologista que nós ouvimos recomenda que as pessoas façam algo de que gostam, algo que funcione como uma válvula de escape para as tensões do dia a dia.
Fonte: programa Bom Dia Brasil (Rede Globo), 8 de maio de 2013

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Ciclistas pedalam no asfalto sem lei (08/05/2013)

São Paulo não multa ciclistas que descumprem as regras de trânsito. Estimativas apontam que 1,2 milhão de pessoas fazem ao menos uma viagem de bicicleta semanalmente na cidade. Para ativistas do setor (...)


Seja um associado Sindepark