A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e a SPTrans implantaram ontem (13) novas medidas operacionais para melhorar o transporte público nas avenidas Aricanduva, Sapopemba e Conselheiro Carrão. As novas operações incluem bloqueio de acesso para carros, ativação de baias reversíveis de ultrapassagem e ativação de faixa reversível para possibilitar a ultrapassagem junto às paradas de ônibus, informou a CET. As vias escolhidas para a operação são caracterizadas pelo alto volume de circulação de ônibus. A medida deve beneficiar diretamente seis linhas presentes nesses locais e relacionadas na lista das 88 linhas com pior desempenho atualmente na cidade de São Paulo. As informações são da Folha.
A companhia calcula que cerca de 60 mil passageiros por dia serão beneficiados com as novas medidas que devem reduzir o tempo de viagem dos ônibus.
Operações
- Avenida Aricanduva - bloqueio do acesso da pista expressa para pista local, sentido São Mateus, na saída do viaduto Engenheiro Alberto Badra (Elevado Aricanduva), de segunda à sexta-feira, das 17h às 20h, visando evitar o excesso e o entrelaçamento de veículos na pista local vindos da Radial Leste e do viaduto, antes do cruzamento semaforizado com a rua Júlio Colaço.
Nesse trecho da pista local da avenida Aricanduva trafegam 2.800 veículos/hora e 80 ônibus/hora, sendo a velocidade média dos ônibus de 7,32 km/h. Com a medida pretende-se aumentar em até 100% a velocidade das linhas de ônibus no trecho, diminuindo o tempo de viagem em cerca de 15 minutos.
Com a ativação do bloqueio de veículos à pista local da avenida Aricanduva, os veículos vindos do viaduto Engenheiro Alberto Badra, com interesse em acessar a Vila Carrão/Tatuapé, terão como opção utilizar o próximo acesso da pista expressa para pista local, a cerca de 400 metros do bloqueio, após o cruzamento com a rua Júlio Colaço.
- Avenida Conselheiro Carrão - ativação de baias reversíveis de ultrapassagem, de segunda-feira à sexta-feira, das 6h30 às 9h, no sentido centro, em um trecho de 300 metros, entre a rua Atucuri e a rua Coronel Marques, e em outro de 170 metros, entre a rua Serra de Botucatu e a rua Guaraciaba, possibilitando a ultrapassagem junto às paradas de ônibus.
A avenida apresenta um volume de 1.500 veículos/hora e 140 ônibus/hora no trecho apontado, sendo a velocidade média dos ônibus de 7,5 km/hora que, no local, pode aumentar em até 100%, diminuindo o tempo de viagem em cerca de 20 minutos.
- Avenida Sapopemba - ativação de faixa reversível, no sentido bairro, entre a rua Antônio Buono e a avenida da Barreira Grande, de segunda-feira a sexta-feira, das 17h às 20h, possibilitando a ultrapassagem junto às paradas de ônibus.
Esse trecho da avenida possui apenas uma faixa de rolamento no sentido bairro e um volume veicular de 710 veículos/hora e 208 ônibus/hora, sendo a velocidade média dos ônibus de 5,7 Km/hora. Com a medida pretende-se aumentar em até 150% a velocidade das linhas de ônibus no trecho crítico citado, diminuindo o tempo de viagem em cerca de 30 minutos.
Fonte: Folha de S. Paulo, 11 de maio de 2013

Ciclistas pedalam no asfalto sem lei (08/05/2013)

São Paulo não multa ciclistas que descumprem as regras de trânsito. Estimativas apontam que 1,2 milhão de pessoas fazem ao menos uma viagem de bicicleta semanalmente na cidade. Para ativistas do setor (...)