Entrou em vigor, em São Paulo, uma lei que obriga os postos de combustíveis a colocar um aviso aos motociclistas, para que eles não entrem nesses locais usando capacete. Mas, na prática, não foi o que aconteceu. Uma placa já deveria estar em todos os postos de combustíveis de São Paulo. Mas é uma raridade. Ela avisa o que pouco motociclista sabe. Em São Paulo, é proibido entrar em qualquer estabelecimento comercial usando capacete. O objetivo da lei é dificultar a ação de assaltantes.
Quem cruzar uma linha amarela com o rosto coberto pode ser multado em R$ 500.
Por mais de quatro horas nas ruas de São Paulo, o Jornal Nacional não viu um único motoqueiro retirar o capacete antes de entrar no posto. Alguns dizem que não conheciam a nova regra, mas a maioria reclama que não sabe como respeitar uma lei sem desrespeitar a outra. Segundo o código de trânsito, com a moto em movimento, o uso do capacete é obrigatório.
"Se você tira, é multa. Se você entra com, é multa. Então, fica difícil", se queixa o motoboy William Simião.
O sindicato dos motociclistas profissionais de São Paulo diz que lei precisa ser adequada à realidade.
"A lei é positiva, mas nessa questão do capacete no posto de gasolina, precisa saber como vai ficar esse enquadramento com uma duplicidade", explica o presidente do Sindimoto-SP, Gilberto Almeida.
Os donos de postos também reclamam.
"A gente não se sente seguro pelo seguinte: o bandido não vai tirar o capacete. Esse é o modo dele se esconder, ele vai chegar de capacete, vai assaltar, vai embora e sem tirar o capacete", conta o presidente do Sincopetro, sindicato dos revendedores de combustíveis de SP, José Alberto Gouveia.
A lei está em vigor, mas nem o tamanho das placas, nem a responsabilidade pela fiscalização foram regulamentados.
Fonte: Jornal Nacional (Rede Globo), 13 de maio de 2013

Ciclistas pedalam no asfalto sem lei (08/05/2013)

São Paulo não multa ciclistas que descumprem as regras de trânsito. Estimativas apontam que 1,2 milhão de pessoas fazem ao menos uma viagem de bicicleta semanalmente na cidade. Para ativistas do setor (...)