O primeiro semestre de 2013 trouxe novidade para quem costuma pegar a estrada no Estado de São Paulo: o pagamento eletrônico dos pedágios, desde 2000 operado exclusivamente pela rede Sem Parar, agora é oferecido por mais duas empresas. A Conectcar começou a atuar há três semanas, em 23 de abril. Antes dela, em fevereiro, a Auto Expresso chegou ao mercado. As informações são de O Estado.
Em outras palavras, o chip em formato de tag que o motorista cola no para-brisa para passar direto pelas cabines de pedágio - e escapar da fila - agora é vendido por outros fornecedores. Com preços e esquemas de pagamento variados.
Comprar a primeira tag, por exemplo. A Conectcar cobra entre R$ 20 e R$ 30 e a Auto Expresso, R$ 30. Na Sem Parar, custa R$ 69,56 no pacote clássico, em que a mensalidade é de R$ 12,40, debitados na conta corrente ou no cartão de crédito. Sem taxa de adesão, a mensalidade sobe para R$ 16,43.
Um sinal de que a concorrência já beneficia o consumidor: dia 10, o site da Sem Parar anunciava um desconto de 40% no valor da adesão no plano pós-pago clássico - estava saindo por R$ 41,74. No pacote sem taxa de adesão, mas com mensalidade mais alta, novos clientes ganhavam ingressos de cinema. A Sem Parar tem 3,9 milhões dos pouco mais de 4 milhões de clientes de pagamentos eletrônicos de pedágio no País.
Antes ou depois
A Conectcar atua com sistema pré-pago - é preciso ir até um posto da marca Ipiranga para colocar créditos (que expiram depois de 120 dias da recarga) na tag. E ficar de olho no saldo, sob pena de a cancela não abrir.
No caso das tags pré-pagas da Auto Expresso, a recarga é automática quando o saldo atinge um valor mínimo, programada para ser debitada na conta-corrente ou cartão de crédito - o que significa que não há a escolha de não recarregar o chip. Créditos não expiram. A empresa vende também tags pós-pagas, com mensalidade de R$ 6.
A Sem Parar tem opção de plano pré-pago para chips que funcionam apenas em rodovias paulistas.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 14 de maio de 2013

Ciclistas pedalam no asfalto sem lei (08/05/2013)

São Paulo não multa ciclistas que descumprem as regras de trânsito. Estimativas apontam que 1,2 milhão de pessoas fazem ao menos uma viagem de bicicleta semanalmente na cidade. Para ativistas do setor (...)