O fluxo total de veículos pelas estradas pedagiadas em abril ficou estável com relação a março, na série com ajuste sazonal, segundo o Índice ABCR, calculado pela Associação Brasileira de concessionárias de Rodovias (ABCR) e a Tendências Consultoria Integrada. Pela mesma base de comparação, o movimento de veículos leves pelas praças de pedágios no mês passado recuou 2,1% ante março. Já a circulação de veículos pesados cresceu 4% na em igual comparação. As informações são da Agência Estado.
Em comparação a abril de 2012, a circulação total de veículos pelas estradas pedagiadas cresceu 1,1%. Em igual base de comparação o fluxo de veículos leves recuou 2,5% em abril e o de veículos pesados aumentou 11,3%.
Para Rafael Bacciotti, economista da Tendências, o recuo no fluxo de leves "reflete o desempenho do emprego e da renda que continuam a crescer, porém em um ritmo menor". Já a alta no fluxo de pesados em abril "tem forte relação com o agronegócio, principalmente a questão da supersafra de soja, que aumenta o deslocamento de caminhões para o transporte da carga", disse.
Ainda segundo os dados, o fluxo total acumulado de veículos nas estradas pedagiadas em 12 meses encerrado em abril acumula crescimento de 3,8%. No período, o fluxo de veículos leves apresentou crescimento de 4,3% e o dos pesados, avanço de 2,3%.
Estradas paulistas
De acordo com o Índice ABCR, o fluxo de veículos nas estradas paulistas sob administração privada caiu 0,1% em relação a março, com ajuste sazonal. No mesmo período, o tráfego de veículos leves recuou 0,6% e o de pesados cresceu 2,4%. Na comparação com abril de 2012, o fluxo total de veículos nas estradas paulistas cresceu 1,5%, o de leves caiu 2% e o dos pesados aumentou 11,3%.
No Paraná, o fluxo total encerrou abril com recuo de 1,9% ante março. A circulação dos leves caiu 6,6% ante março, mas a de pesados subiu 6,6%. Na comparação com abril do ano passado, o fluxo total recuou 0,6%, com a movimentação dos leves caindo 7,3% e a dos pesados tendo alta de 11,6%.
No Rio Grande do Sul, o fluxo total de veículos medido pelo índice ABCR em abril recuou 0,1% na comparação com março, com ajuste sazonal, o movimento dos leves caiu 2,5% e o de pesados subiu 12,9%. Sobre abril do ano passado, o fluxo total de veículos nas estradas gaúchas ficou estável, o de leves caiu 5,7%, e o de pesados subiu 15,3%.
Já nas estradas fluminenses, o fluxo total de veículos em abril ante março ficou estável, assim como o fluxo de leves. Já o movimento de pesados subiu 2%. Em relação a abril do ano passado, a movimentação total de veículos nas estradas sob concessão no Rio de Janeiro cresceu 1,9%, a dos leves avançou 0,5% e a dos pesados, 8,4%.
Fonte: Agência Estado, 10 de maio de 2013

Ciclistas pedalam no asfalto sem lei (08/05/2013)

São Paulo não multa ciclistas que descumprem as regras de trânsito. Estimativas apontam que 1,2 milhão de pessoas fazem ao menos uma viagem de bicicleta semanalmente na cidade. Para ativistas do setor (...)