O ICV (Índice do Custo de Vida), que reflete a inflação no município de São Paulo, apresentou forte alta de 0,44% em julho, ante recuo de 0,34% em junho. O cálculo foi realizado pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos) e divulgado dia 5 de agosto, conforme o UOL Notícias. Os grupos que mais influenciaram no forte recuo foram: saúde (2,02%), transporte (0,54%), habitação (0,26%). Segundo o Dieese, estes três grupos representam 0,43 p.p. (ponto percentual) no cálculo do indicador de abril. O grupo alimentação registrou leve queda, de -0,02%.
Os demais grupos apresentaram variações pequenas, não alterando significativamente o cálculo da taxa.
Saúde foi fortemente influenciado pelas variações em seus subgrupos, com destaque para assistência médica (2,53%), com reajustes na diária hospitalar (9,31%), consultas médicas (2,64%) e seguros e convênios (2,45%).
A alta no transporte (0,54%) ocorreu unicamente no subgrupo individual (0,79%). O álcool subiu 5,95% e o diesel apresentou elevação de 1,31%, enquanto a gasolina recuou 0,29%.
Na habitação (0,26%), as taxas de seus subgrupos foram: locação, impostos e condomínio (0,07%), operação (0,09%) e conservação do domicílio (1,20%); o aumento ocorrido neste último subgrupo deve-se ao reajuste na mão de obra da construção civil, de 1,57%.
Fonte: UOL Notícias, 5 de agosto de 2011

Taxistas trocam o ráo pelo tablet (06/08/2011)

A sede da Coopertax, na zona leste de São Paulo, ainda é improvisada: as telefonistas e a diretoria estão instaladas no puxadinho de um posto de gasolina desativado, que hoje serve de estacionamento c (...)

Vagas Salgadas (08/08/2011)